A temporada 2025/26 começará em São Paulo, no dia 6 de dezembro de 2025. Foto: Divulgação/Fórmula E
A Fórmula E anunciou uma série de mudanças importantes para sua 12ª temporada. As novidades incluem um calendário recorde de 17 corridas em 11 cidades (incluindo São Paulo, em 6 de dezembro de 2025), novos circuitos e atualizações esportivas. As medidas foram tomadas após consulta com as partes esportivas, técnicas e comerciais envolvidas.
Um dos principais destaques é o retorno do E-Prix de Sanya, na China, pela primeira vez desde a Temporada 5. A cidade litorânea sediará a 12ª etapa, unindo-se a Xangai como a segunda cidade chinesa a receber corridas na temporada, algo inédito na história da categoria.
Localizada na Ilha de Hainan, Sanya conta com o apoio do governo local e da parceira Sanya Lian Xin. O evento reflete o interesse da China na mobilidade elétrica e no papel do país como pioneiro na Fórmula E, desde o primeiro E-Prix, realizado em Pequim em 2014.

Regulamentos esportivos atualizados
Entre as mudanças esportivas, a fase de grupos do treino qualificatório foi reduzida para 10 minutos, sendo retirada a obrigação anterior de definir um tempo dentro dos primeiros seis minutos, o que torna a sessão mais dinâmica para o público. O formato dos duelos também foi ajustado para otimizar a duração total da sessão.
As regras do Modo Ataque foram reformuladas. Agora, em corridas com Pit Boost (recarga da bateria nos boxes), os pilotos terão apenas uma ativação do Modo Ataque, enquanto nas provas sem esse recurso, permanecem as duas ativações. A obrigatoriedade de cumprir o tempo completo do modo foi removida, tornando as corridas mais imprevisíveis.
Calendário recorde
A Temporada 12 da Fórmula E terá 17 etapas e 11 eventos, maior número da história da categoria. Além do retorno a Sanya, as novidades incluem corridas em Miami (Estados Unidos) e Madrid (Espanha), nas rodadas 3 e 6, respectivamente.
“Temos o prazer de validar o calendário completo do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E 2025/26. Este calendário inédito de 17 corridas combina o melhor dos tradicionais circuitos da Fórmula E com novidades em cidades globais dinâmicas, incluindo um segundo evento na China, um mercado tão relevante para os fabricantes da categoria e o país onde tudo começou em 2014”, comentou o chefe da Fórmula E junto à FIA, Pablo Martino.
“As atualizações em nosso formato esportivo e a expansão contínua de nosso calendário refletem a missão da Fórmula E de proporcionar a temporada mais emocionante e progressiva até hoje”, afirmou Alberto Longo, cofundador e diretor da Fórmula E.

Brasileiros na disputa
Dois brasileiros participarão da Fórmula E 2025/26. Felipe Drugovich, campeão da F2 em 2022, estreia como titular da Andretti, enquanto Lucas di Grassi, campeão da Temporada 3, renovou seu contrato com a Lola Yamaha ABT.
E-Prix de São Paulo
A Temporada 12 começa no dia 6 de dezembro de 2025, com o E-Prix de São Paulo. A corrida, realizada no Sambódromo do Anhembi, promete atrair mais de 22 mil pessoas e oferecer mais de 10 horas de atrações.
Além da corrida, o público poderá aproveitar simuladores, gastronomia e shows. Os ingressos custam a partir de R$ 174,50.
Para garantir um desconto especial para o evento, o Canal VE tem um cupom exclusivo, que deve ser aplicado no momento da compra na bilheteria oficial. O cupom é FEBR12CVE10, e oferece 10% de desconto nos ingressos da categoria inteira para as arquibancadas do Sambódromo.
O cupom pode ser usado quantas vezes quiser, e o ingresso dá acesso ao setor escolhido na arquibancada, além do acesso às áreas do Fan Village, durante todo o evento, e também a apresentação do DJ Mochakk após a corrida.
A temporada se encerra em Londres, nos dias 15 e 16 de agosto de 2026, marcando o fim da era dos carros GEN3 Evo antes da estreia do novo modelo GEN4.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.