Canal VE

26 de julho de 2025

Formula E é a primeira categoria esportiva com ISO Net Zero

Fórmula E será a primeira categoria esportiva com certificação Net Zero. Foto: Divulgação/Fórmula E

A Fórmula E tornou-se oficialmente a primeira categoria esportiva do mundo certificada pela Net Zero Pathway da BSI (British Standards Institution). Esse título reconhece os esforços do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na redução de emissões de gases de efeito estufa, com metas baseadas na ciência, planos transparentes de descarbonização e conformidade com padrões internacionais como a ISO Net Zero (IWA 42:2022).

A certificação garante que patrocinadores, equipes, parceiros e fãs possam confiar nas metas ambientais da Fórmula E, que agora estão auditadas e alinhadas às normas mais rigorosas de sustentabilidade. O reconhecimento também serve como resposta à crescente demanda por ações reais e mensuráveis no combate às mudanças climáticas.

“Tornar-se o primeiro esporte certificado no BSI Net Zero Pathway demonstra que nossa ação climática não é apenas uma promessa, é uma estratégia robusta, apoiada pela ciência e baseada em dados, verificada pelo principal órgão de padronização do mundo. Nossa missão é simples: reduzir continuamente nosso impacto sobre o meio ambiente, ao mesmo tempo em que apoiamos nosso ecossistema e as comunidades nas quais competimos. Esta nova norma nos permite competir com orgulho e propósito, sabendo que nosso escrutínio é do mais alto nível, é líder na categoria, transparente e pode ser confiável para todos”, afirmou Julia Pallé, vice-presidente de sustentabilidade da Fórmula E.

“Os padrões precisavam refletir isso, para que a redução genuína de carbono fosse priorizada em detrimento de afirmações grandiosas que não são respaldadas por ações confiáveis e auditadas”, completou.

gp Londres fórmula E
No GP de Londres, na temporada passada, o vencedor foi Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche. Foto: Divulgação/Fórmula E

Compromisso com a redução real de emissões

A certificação, concedida após uma auditoria rigorosa e independente, refere-se à Temporada 9 (2022/23) da categoria e confirma que a Fórmula E adota práticas robustas de sustentabilidade, alinhadas aos mais altos padrões globais

Ao contrário de estratégias que dependem fortemente de compensações, o programa da BSI prioriza ações concretas de redução de emissões ao longo de toda a cadeia de valor, como o uso de energia renovável, transporte de carga mais eficiente e experiências sustentáveis para os fãs.

Com isso, a Fórmula E reforça seu papel de liderança em sustentabilidade no esporte e se posiciona à frente de regulamentações emergentes, como a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa da União Europeia (CSRD). 

Até 2030, a categoria se compromete a reduzir em 50% suas emissões de Escopo 1 e 2, além de cortar 27,5% das emissões de Escopo 3, tendo como base o ano de 2018/19. A meta final é atingir emissões líquidas zero até, no máximo, 2050, conforme prevê o Quadro de Ação Climática do Esporte da ONU.

gp de londres quarteto fantástico fórmula E
A rodada dupla de Londres será tematizada com o filme “Quarteto Fantástico”. Foto: Divulgação/Fórmula E

Rodada dupla

Em fase final da temporada 2024-2025, a Fórmula E terá suas últimas corridas neste final de semana, nos dias 26 e 27, com ambas as rodadas acontecendo no circuito montado no entorno do ExCel Londres, onde também acontecerá uma homenagem ao novo filme, recém-lançado nos cinemas, “Quarteto Fantástico”

Mesmo com o piloto da Nissan, Oliver Rowland, já tendo sido campeão entre os pilotos, ainda há dois títulos em disputa.

O Campeonato Mundial de Equipes e o de Fabricantes ainda não possuem vencedores definidos, com a TAG Heuer Porsche liderando ambos, seguido pela Nissan

Na competição de equipes, a Porsche alcançou os 228 pontos, enquanto que a equipe japonesa chegou aos 205 pontos, muito por conta das vitórias de Rowland , que conquistou 184 desses pontos.

Ler o Anterior

Reciclagem de lítio pode atender produção de baterias na Europa

Ler o Próximo

Recarga de VEs gera conflito por tributos estaduais ou municipais

Mais Popular