O piloto brasileiro Lucas Di Grassi disputará a 11ª temporada da Fórmula E pela equipe Lola. Foto: Divulgação/Fórmula E.
Quem for ao Sambódromo do Anhembi em 7 de dezembro de 2024 verá o carro de corrida mais rápido, mais eficiente e mais sustentável da história do automobilismo. O E-Prix São Paulo de Fórmula E marcará a estreia em competições do novo carro da categoria, batizado de Gen3 EVO, uma evolução do carro da temporada anterior, o Gen3.
Agora com tração nas quatro rodas, o Gen3 EVO é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 1,86 s, aproximadamente um segundo mais rápido que a versão anterior e cerca de 30% mais rápido que um carro de Fórmula 1 atual.
A atualização promovida para a 11ª temporada gerou um ganho de desempenho de 2% em relação ao Gen3, o que equivale a uma volta de qualificação cerca de dois segundos mais rápida no circuito de Mônaco, por exemplo, um dos mais tradicionais do automobilismo mundial.
Além disso, os carros otimizam a capacidade de frenagem regenerativa de 600 kW para gerar quase 50% da energia necessária para uma corrida, durante a própria corrida, garantindo o máximo desempenho e a melhor eficiência na pista.
Já no quesito sustentabilidade, os pneus Hankook iON utilizados pelos carros são fabricados com 35% de materiais reciclados (9% a mais que a especificação da temporada anterior). E ainda otimizados para todas as condições climáticas, proporcionando de 5% a 10% mais aderência para os carros.
E mais: o Gen3 EVO é o primeiro carro de corrida com zero carbono líquido na produção, desenvolvido para o primeiro esporte zero carbono do mundo.
Até mesmo os fornecedores de minerais para células de baterias são selecionados de acordo com padrões de mineração éticos e sustentáveis para garantir um impacto positivo ou neutro nas pessoas e no planeta. O que prova que a inovação pode ser alcançada de forma sustentável.
Mais ação nas pistas
A atualização do carro para a 11ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E vai garantir ainda mais emoção nas corridas.
Além de ter um motor elétrico com mais de 95% de eficiência — superando significativamente os 40% de eficiência típicos dos motores de combustão interna —, o Gen3 EVO exigirá mais habilidade dos pilotos e proporcionará novas estratégias das equipes.
Isso porque o novo carro ganhou mudanças importantes na aerodinâmica, com um kit de carroceria projetado para ser mais forte e robusto que o anterior, garantindo disputas ainda mais acirradas roda a roda. A promessa é de aumento do número de ultrapassagens durante as etapas.
Outra novidade é a tração integral (AWD), disponível nos duelos de qualificação, nas largadas de corrida e, principalmente, no Modo Ataque — quando os carros passam por trecho pré-determinado no circuito para ganhar vantagem de desempenho momentaneamente.
Quando utilizada, a tração nas quatro rodas maximiza a aceleração e o controle, elevando a emoção dos momentos críticos da corrida e intensificando as disputas entre os pilotos na pista, proporcionando corridas mais emocionantes para os fãs.
Ingressos à venda
Etapa inaugural da 11ª temporada do campeonato mundial de Fórmula E, o E-Prix São Paulo acontece em 7 de dezembro de 2024 no circuito montado no entorno do Sambódromo do Anhembi, na capital paulista.
No mesmo dia acontecem os treinos livres e classificatórios, e a corrida, em um evento com 10 horas de duração. Os portões serão abertos às 7h, e todos os ingressos dão acesso ao Fan Village, ao Gaming Arena, ao Food Park e demais atrações, incluindo show do DJ Vintage Culture.
Os ingressos para o E-Prix São Paulo estão à venda na bilheteria oficial do evento, por meio da plataforma Fever. Os seguidores do Canal VE tem 10% de desconto nos ingressos para qualquer setor na arquibancada, com o cupom CANALVE10.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.