Campeonato em São Paulo acontece em 6 de dezembro. Foto: Divulgação/Fórmula E
A Fórmula E liderou pelo quarto ano seguido o Índice Global de Sustentabilidade no Esporte (GSBS), mantendo sua posição de esporte mais sustentável do mundo. O campeonato que começa no próximo dia 6 de dezembro fez 85 pontos de 100.
Analisando centenas de pontos de dados, o estudo realizou uma análise abrangente de 78 organizações de 11 países diferentes, incluindo organizações esportivas como Fórmula 1 (64/100), NFL (33/100), NBA (40/100) e FIFA (59/100).
Embora a média da indústria esportiva tenha sido de 56/100 em 2025, a Fórmula E conquistou o primeiro lugar com uma vantagem de quatro pontos percentuais sobre o Borussia Dortmund, com uma pontuação de 85/100.
Avaliação
A avaliação da GSBS contou com a participação de 78 organizações, 61 clubes, franquias e equipes, além de 17 associações, ligas, competições e locais em todo o mundo, convidados a participar da avaliação inicial – incluindo automobilismo, futebol, tênis, futebol americano, beisebol, basquete, hóquei no gelo, handebol e esportes de contato – representando os mais altos níveis de atividade corporativa, ambiental, social e de governança (CESG) no esporte profissional.
Julia Pallé, vice-presidente de Sustentabilidade da Fórmula E destacou que a dedicaçãodo campeonato busca garantir que tudo seja o mais sustentável possível. “Desde como interagimos com as comunidades nos locais das corridas, reduzindo continuamente nossa pegada de carbono, até a composição e a diversidade de nossa organização e campeonato, está dando frutos”, diz.
Christian Hartmann, CEO da Global Sustainability Benchmark in Sports (GSBS), afirmou que a cada ano, com a análise dos dados, fica claro que a Fórmula E avançou, aprimorando continuamente suas práticas e fortalecendo sua abordagem à sustentabilidade. “Essa mentalidade voltada para o futuro não é apenas impressionante por si só, é a base que naturalmente produz a profundidade, a abrangência e a qualidade dos resultados refletidos em seu desempenho anual no GSBS. A Fórmula E continua sendo uma poderosa fonte de inspiração para nós e para todo o ecossistema esportivo”.
E-Prix de São Paulo
A Temporada 12 começa no dia 6 de dezembro de 2025, com o E-Prix de São Paulo. A corrida, realizada no Sambódromo do Anhembi, promete atrair mais de 22 mil pessoas e oferecer mais de 10 horas de atrações. Além da corrida, o público poderá aproveitar simuladores, gastronomia e shows.
Para garantir um desconto especial para o evento, o Canal VE tem um cupom exclusivo, que deve ser aplicado no momento da compra na bilheteria oficial. O cupom é FEBR12CVE10, e oferece 10% de desconto nos ingressos da categoria inteira para as arquibancadas do Sambódromo.
O cupom pode ser usado quantas vezes quiser, e o ingresso dá acesso ao setor escolhido na arquibancada, além do acesso às áreas do Fan Village, durante todo o evento, e também a apresentação do DJ Mochakk após a corrida.
A temporada se encerra em Londres, nos dias 15 e 16 de agosto de 2026.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.