Canal VE

10 de outubro de 2025

Ferrari dá detalhes do Elettrica, primeiro carro elétrico da marca

Chassi do carro está inclinado a 45º

Chassi do Elettrica, carro 100% elétrico da Ferrari, é apresentado em Maranello. Foto: Divulgação/Ferrari.

A Ferrari revelou os primeiros detalhes do Elettrica, primeiro carro 100% elétrico da fabricante italiana, com destaque para o design, a tecnologia embarcada e a tração integral. O modelo deve ser lançado em 2026. O anúncio foi feito em um evento na sede da empresa, em Maranello, na Itália, em 9 de outubro de 2025.

O chassi do Elettrica foi apresentado com bateria e motores elétricos já estruturados. Cada roda terá seu próprio motor, possibilitando mais de 1.000 cv de potência ao veículo. O objetivo é oferecer maior precisão nas curvas por meio do sistema de estabilidade individual e controle de tração.

O design do carro também promete ser inovador, pois será feito em parceria com a LoveFrom, empresa fundada pelo ex-diretor de design da Apple, Jony Ive. O Elettrica terá quatro portas e quatro assentos, mantendo o padrão esportivo e assumindo um estilo que varia entre um SUV e um gran turismo, com ajustes que permitem mudar o comportamento do carro conforme a condução. 

“Com a nova Ferrari Elettrica, afirmamos mais uma vez nossa vontade de progredir, unindo a disciplina da tecnologia, a criatividade do design e a arte da fabricação”, disse o presidente da Ferrari, John Elkann. 

Imagem detalhada da suspensão traseira do carro
Ferrari mostra componentes da suspensão traseira. Foto: Divulgação/Ferrari.

Características da Ferrari 100% elétrica

Com uma bateria de 122 kWh de capacidade, a Ferrari estima que a autonomia do veículo seja de 530 km. O Elettrica conta também com suspensão ativa, que adequa a altura da rodagem e o amortecimento de forma praticamente instantânea e autônoma. 

Outra curiosidade é o som do Elettrica. O diretor de desenvolvimento de produto da Ferrari, Gianmaria Fulgenzi, explicou que a ideia é manter o som natural do motor elétrico. Por isso, foram instalados acelerômetros dentro do compartimento dos motores traseiros. A ideia é que o som venha diretamente do funcionamento do veículo. 

Historicamente resistente à adesão aos carros elétricos, a Ferrari agora prevê uma linha com 40% de modelos a combustão, 40% híbridos e 20% totalmente elétricos até 2030.

Ler o Anterior

BYD inaugura fábrica na Bahia e anuncia motor híbrido plug-in flex

Mais Popular