Canal VE

30 de junho de 2025

Energy Summit debate futuro da mobilidade elétrica e sustentável

Plateia no evento Energy Summit assistindo a uma das palestras

Evento aconteceu de 24 a 26 de junho, no Rio de Janeiro. Foto: Ericka Araújo/Canal Solar

Por três dias – de 24 a 26 de junho –, a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, foi o principal palco de debates sobre o futuro da energia e da mobilidade sustentável no Brasil. O Energy Summit 2025 reuniu especialistas, executivos, representantes do setor público e empresas inovadoras para discutir os caminhos rumo a um modelo energético mais limpo, justo e inovador.

Junto aos diversos setores do ramo energético, o futuro da mobilidade elétrica não ficou de fora. Como parte oficial do programa, o evento global Electric Days Brasil reuniu líderes do setor automotivo, e discutiu infraestrutura de recarga, políticas públicas e soluções limpas para a mobilidade no Brasil. 

Nos diversos painéis ao longo do evento, o público pôde acompanhar debates esclarecedores desde os desafios da infraestrutura de recarga até o papel da política pública no avanço dos veículos elétricos no país. As discussões reforçaram o papel da eletromobilidade como uma das principais soluções para a descarbonização dos transportes. 

 

Energia sustentável

O evento aprofundou a discussão ao conectar mobilidade elétrica com o uso de fontes renováveis e modelos energéticos descentralizados. As mesas trataram da necessidade de integrar mobilidade ao planejamento urbano e energético, visando eficiência e redução de emissões em larga escala. No segundo dia de evento, a Energy Summit também contou com a presença do Prêmio Nobel Rattan Lal, que trouxe uma visão ampliada sobre sustentabilidade e uso responsável de recursos naturais. 

O encerramento contou com a participação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), reforçando o apoio institucional à pauta da mobilidade limpa, a transição energética, a sustentabilidade e o fortalecimento de políticas públicas voltadas para um futuro mais limpo e inovador. 

Painéis finais abordaram alternativas ao uso do diesel no transporte pesado, como o biogás e o gás natural veicular (GNV), mostrando que a descarbonização precisa considerar soluções diversas, adequadas a diferentes perfis e regiões do país.

 

Energy Summit 2026

Com o sucesso do evento, já foi confirmada uma nova edição do Energy Summit para 2026, com mais uma chance para profissionais e entusiastas se conectarem às inovações do setor e contribuírem ativamente com a transição energética. 

Ler o Anterior

Honda lança versão híbrida do Civic no Brasil por R$ 265,9 mil

Mais Popular