Canal VE

22 de julho de 2025

Energia solar impulsiona recarga de veículos elétricos no Brasil

Sol brilha por meio de fresta dos painéis fotovoltaicos

Eletroposto utiliza energia solar para a recarga dos veículos elétricos. Foto: Wissam Haddad/Canal VE.

O avanço da mobilidade elétrica no Brasil vem acompanhado de soluções inovadoras para o abastecimento de recargas de veículos elétricos. As estações de carregamento movidas a energia solar aliam sustentabilidade, autonomia e economia, e vêm se expandindo por diversas regiões do país.

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), mais de 86 mil carros eletrificados foram vendidos no primeiro semestre de 2025, um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Diante desse cenário, cresce também a demanda por formas de recarga mais sustentáveis.

É nesse cenário que surgem as estações de carregamento movidas a energia solar, criadas como uma solução inteligente e sustentável para alimentar essa frota com menor impacto ambiental. De acordo com o CEO da rede de tecnologia em energias renováveis Energy+ Rodrigo Bourscheidt, o funcionamento dessas estações integra três tecnologias principais: painéis fotovoltaicos, baterias de armazenamento e carregadores elétricos.

 

Lucratividade num eletroposto

Com o mercado de veículos elétricos em ascensão, há também um aumento na criação de novos eletropostos. Com uma infraestrutura que considera fontes de energia limpa, eles se tornam uma opção mais vantajosa para quem já entendeu o seu papel na redução da descarbonização. Segundo Bourscheidt, é uma dupla que faz muito sentido. “Se a eletricidade que abastece o carro elétrico é gerada por meio de uma fonte a combustão, com grande emissão de CO2, eu continuo no mesmo problema. Quando você associa a mobilidade urbana elétrica com painel solar, com energia renovável, você está resolvendo de uma vez só dois problemas”, destaca.

Estações de recarga alimentadas por módulos fotovoltaicos reduzem custos operacionais ao eliminar a dependência da rede elétrica convencional e se tornam mais atraentes em regiões com tarifas elevadas de energia. Em um eletroposto que funciona a partir dessa integração, a comercialização da energia varia entre R$ 1,70 e R$ 2,40 por kWh, segundo Bourscheidt. 

Dentro do modelo operado pela Energy+, a margem bruta pode chegar a 84% do faturamento, mesmo após os descontos com taxas de cartão e gestão de sistema.

Isso representa um ganho até três vezes maior por kWh do que o obtido na venda da mesma energia para o mercado cativo, no qual o valor gira em torno de R$ 0,58 a R$ 0,60. Esse desempenho transforma o eletroposto solar em um negócio altamente lucrativo. 

O empresário estima um payback médio de até 18 meses para o retorno do investimento, com rentabilidade mensal que pode variar entre  4% e 4,5%. “Isso chama muito a atenção do investidor, falando em viabilidade financeira. Claro que o eletroposto é uma renda variável”, ressalta.

Energy+ estima que margem bruta pode chegar a 84% do faturamento. Foto: Divulgação/Energy+
Energy+ estima que margem bruta pode chegar a 84% do faturamento. Foto: Divulgação/Energy+

Tecnologia mais sustentável

Para que essas estações de recarga funcionem, o processo precisa se iniciar com a captação da luz solar pelos módulos instalados na cobertura da estação. Depois, essa energia é convertida de corrente contínua para alternada por meio de um inversor e, em seguida, pode ser armazenada em baterias. O sistema garante que os veículos elétricos possam ser carregados mesmo em períodos com baixa luminosidade.

“Esse modelo é altamente sustentável porque reduz a dependência da rede elétrica tradicional e possibilita que a mobilidade elétrica caminhe em paralelo com a transição energética que o país vive”, afirma Bourscheidt.

Além dessa redução da dependência da rede elétrica tradicional, esse modelo de carregamento traz como principais benefícios a redução de custos operacionais, emissão zero de carbono durante o uso e maior valorização de empreendimentos que adotam essa infraestrutura.

O modelo tende a se expandir entre shoppings, prédios corporativos e postos de combustíveis. Para o CEO, a aposta está em uma infraestrutura compartilhada, viável para atender à crescente frota elétrica nacional. “À medida que cresce a frota elétrica no Brasil, cresce também a necessidade de pontos de carregamento acessíveis, inteligentes e verdes. E a energia solar é uma das soluções mais sustentáveis para esse desafio”, finaliza.

 

Modelos de eletropostos

A integração da energia solar nos eletropostos pode ocorrer por meio de duas modalidades distintas, ambas alinhadas com os princípios da geração distribuída e da sustentabilidade energética. A primeira, sendo o eletroposto com painel solar instalado diretamente sobre a estação, gerando parte ou a totalidade da eletricidade consumida no carregamento dos veículos. 

Já a segunda modalidade baseia-se no modelo de geração distribuída em cooperação com uma rede de geração renovável externa. Nesse cenário, os eletropostos são alimentados por energia proveniente de cooperativas ou consórcios de geração distribuída, que agregam múltiplas fontes renováveis, como solar e eólica. Essa energia é injetada na rede local, garantindo o abastecimento contínuo e a manutenção da matriz energética limpa, mesmo em locais onde a instalação direta de painéis solares não seja viável.

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