![Dois funcionários, equipados com equipamento de proteção individual, trabalham em bateria que está sobre uma bancada](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Redwood_Materials_Battery_Recycling_Toyota.jpg)
Redwood Materials está disposta a provar que reciclagem de baterias de veículos elétricos é viável. Foto: Divulgação/Toyota.
No processo de transição energética da mobilidade, ainda há muitas dúvidas em relação ao fim da vida útil da bateria dos veículos elétricos. Mas a empresa americana Redwood Materials está disposta a provar que não só é possível reciclar as baterias como também criar um caminho para a economia circular sem depender da mineração.
Fundada no estado de Nevada, nos Estados Unidos, a recicladora anunciou ter atingido a taxa de 95% de recuperação de baterias de veículos elétricos, 12 meses após o início de seu primeiro programa de reciclagem do tipo, realizado na Califórnia.
A empresa foi fundada por J. B. Straubel, ex-diretor técnico da Tesla, e tem como missão “construir uma cadeia de suprimentos circular para alimentar um mundo sustentável e acelerar a redução de combustíveis fósseis”.
![Dois homens com roupas de executivos conversam em fábrica da Redwood Materials](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Redwood_Materials_Battery_Recycling_jb_straubel.jpg)
A Redwood já processa 6 GWh de baterias de íons de lítio anualmente. Isso é o equivalente a 60 mil VEs. A empresa diz ser atualmente a maior parte das baterias de íon-lítio recicladas na América do Norte.
Reciclagem é o caminho
De acordo com a empresa, as mudanças climáticas estão criando uma necessidade global para eletrificar a frota e reduzir o uso de combustíveis fósseis. Mas a projeção é que a eletrificação aumente a demanda de íons de lítio em mais de 500% até 2030. A cadeia de suprimentos não está preparada para suportar esse crescimento. Assim, a reciclagem seria o melhor caminho.
Denominado “mineração não extrativa”, o objetivo é tornar a extração de materiais valiosos (como lítio e níquel) de baterias usadas mais econômica do que a mineração tradicional, o que abriria caminho para uma economia circular.
![Frascos transparentes com elementos químicos de cores diferentes estão dispostos sobre uma mesa de madeira](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Redwood_Materials_Battery_Recycling_Toyota1.jpg)
Isso significa que, se processos eficazes de reciclagem de baterias em fim de vida puderem ser desenvolvidos, os materiais entrariam em um sistema de reciclagem próprio, que reduziria drasticamente a necessidade de mineração.
E os resultados são animadores. Durante os primeiros 12 meses do programa piloto californiano, a Redwood diz que coletou 1.268 baterias em fim de vida, totalizando cerca de 227 toneladas de 19 modelos totalmente elétricos e híbridos diferentes.
Com a experiência, a empresa anuncia ter conseguido extrair mais de 95% dos metais das baterias usadas, que incluíam lítio, cobalto, níquel e cobre.
![Funcionário com roupa vermelha de proteção individual trabalha com baterias de carros elétricos em mesa](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2023/03/redwood_battery.jpg)
Solução para a reciclagem
A Redwood vem reciclando baterias há alguns anos. No entanto, o objetivo do programa piloto não é apenas provar a tecnologia de reciclagem, mas também desenvolver o sistema de coleta e entrega. A empresa diz que o piloto californiano é o maior programa do gênero em todo o mundo.
Inicialmente, a empresa firmou parceria com a Ford e a Volvo. Depois, a Toyota e o Volkswagen Group também aderiram à iniciativa. A Redwood incentiva outras montadoras a integrarem o programa, dizendo que aceitarão todas as baterias de íons de lítio (Li-ion) e níquel-metal hidreto (NiMH) no estado.
Embora a Redwood esteja sediada em Nevada, ela escolheu a Califórnia para o projeto piloto devido à liderança de longa data do estado na transição para o transporte elétrico. É que a Califórnia é o mais antigo e um dos maiores mercados de VEs dos Estados Unidos. Assim, a primeira onda de baterias em fim de vida terá origem naquele estado. A ideia deve ser replicada para outras áreas do país.
![Imagem mostra detalhadamente frascos transparentes com elementos químicos de cores diferentes que estão dispostos sobre uma mesa](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2023/03/redwood-materials.jpg)
![](https://canalve.com.br/wp-content/uploads/2022/07/foto-rubens-canalve.jpeg)
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.