Canal VE

23 de julho de 2025

Eletropostos de rodovias têm de se multiplicar, diz empresário

Hub de recarga da Incharge tem seis pontos de recarga. Foto: Divulgação/Incharge

Com o avanço da mobilidade elétrica no Brasil, cresce também a necessidade de ampliar a estrutura dos eletropostos, especialmente nas rodovias. Para o empresário Alexandre Abdalla, CTO e cofundador da Incharge, investir em estações com múltiplos carregadores é essencial para acompanhar a demanda atual dos veículos elétricos.

Para o empresário, a resposta depende diretamente do tamanho e da capacidade de atendimento das estações. Segundo ele, investir em hubs com múltiplos carregadores rápidos é fundamental não só para evitar filas nos eletropostos, como também para medir de forma precisa a evolução do mercado. “Quem investiu em eletroposto com dois plugs já parou de crescer. Com quatro, o ano que vem já vai acontecer essa estagnação porque o mercado está dobrando por ano”, disse Abdalla, em participação no Conexão VE, o podcast do Canal VE.

Para acompanhar o ritmo dos usuários, as estações com mais plugs conseguem acompanhar essa demanda impedindo que motoristas ‘desistam’ da recarga naquele ponto. Hoje, a Incharge possui eletropostos com seis plugs de recarga. “Com seis plugs, conseguimos medir de verdade o crescimento do mercado”, diz. O empresário ressalta, no entanto, que mesmo com menos plugs, o rendimento ainda continua, porém, em escala menor do que houvessem mais carregadores para atender a demanda.

Empresário Alexandre Abdalla em entrevista ao podcast Conexão VE
Alexandre Abdalla, CTO e cofundador da Incharge. Foto: Canal VE

Maior estrutura dos eletropostos

O que antes parecia ousado nas previsões da empresa, hoje se mostrou eficiente. Abdalla ressaltou que já chegou a encontrar os seis pontos de recargas ocupados, evidenciando esse aumento. “Foi muita intuição na época e a gente colocou seis. Hoje a gente sabe que se a gente não tivesse colocado seis, provavelmente no final do ano eu precisaria estar quebrando tudo lá nas estações para aumentar”, afirma o empresário. 

A Incharge começou a desenhar sua estrutura de recarga ainda em 2022, com base em visitas técnicas realizadas em países líderes da eletromobilidade, como China, Estados Unidos e Alemanha. 

O objetivo era importar boas práticas e elevar o padrão da infraestrutura de recarga no Brasil, causando impacto ao usuário além de apenas o serviço. “Eu quero que alguém entre no Oásis e se sinta na Europa. Eu quero que ele se sinta chocado com a estrutura”, conta Abdalla.

Recarga nas rodovias

De acordo com Abdalla, é possível sim viajar com um VE, mas é preciso estar de olho nas estradas. Para crescer no ramo, a escolha correta dos pontos de instalação dos eletropostos é fundamental para garantir eficiência na operação e conforto ao motorista. “Na cidade, o ideal é carregar em casa ou no trabalho, com sessões que consomem em média de 20 kWh a 25 kWh. Mas, na estrada, o cenário é outro: o consumo é maior e o tempo de parada precisa ser otimizado”, explica.

Abdalla destaca que cidades acima de 500 mil habitantes já comportam uma operação sólida de recarga, mas o diferencial está nas estações rodoviárias, posicionadas para atender motoristas em trânsito. Um dos exemplos da empresa é o hub em Três Corações (MG), ponto intermediário entre São Paulo e Belo Horizonte. “O carro sai de São Paulo, para em Três Corações, carrega, e chega em BH. É uma parada eficiente, bem no meio do caminho”, destaca.

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