Canal VE

Eletra lidera mercado brasileiro de ônibus elétricos em 2025

A Eletra, empresa brasileira voltada ao segmento de ônibus elétricos, manteve a liderança do mercado nacional em 2025, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). A companhia, que atua em parceria com a fabricante de carrocerias Caio-Induscar, respondeu por cerca de um terço de todos os ônibus elétricos licenciados no país ao longo do ano.

De janeiro a dezembro de 2025, foram emplacados 287 ônibus elétricos da Eletra, volume equivalente a 33,8% do mercado nacional. O número considera tanto veículos produzidos no Brasil quanto importados, incluindo modelos vindos da China, completos ou montados localmente a partir de kits CKD. Apenas em dezembro, a parceria registrou 63 unidades licenciadas, o que representou 34,62% do total mensal.

Crescimento do mercado em 2025

O desempenho da Eletra ocorreu em um ano de forte expansão do segmento. De acordo com a Fenabrave, o mercado brasileiro de ônibus elétricos fechou 2025 com 849 veículos emplacados, alta de 170,38% em relação a 2024, quando foram registradas 314 unidades.

O crescimento foi ainda mais acentuado no último mês do ano. Em dezembro de 2025, foram licenciados 182 ônibus elétricos em todo o país, aumento de 727,27% na comparação com dezembro de 2024 e de 600% em relação a novembro de 2025, quando foram emplacadas 26 unidades.

Além da parceria com a Caio-Induscar, a Eletra também atua em conjunto com a WEG, fabricante brasileira de motores elétricos, inversores e baterias, sediada em Jaraguá do Sul (SC).

Expectativas e investimentos para 2026

A diretora-presidente da Eletra Industrial, Milena Braga Romano, avalia que o cenário para 2026 é de continuidade da expansão, impulsionada tanto pelas encomendas já firmadas quanto por novos produtos e projetos em desenvolvimento.

“Tenho plena convicção de que 2026 será o ano do ônibus elétrico brasileiro. Já temos mais de 600 unidades encomendadas, lançamos recentemente novos modelos e a nossa marca própria de chassis. Teremos mais lançamentos em 2026 e já contamos com outras negociações em curso. Também iniciamos um novo ciclo de investimentos na nossa planta em São Bernardo do Campo, beneficiando a economia do ABC Paulista, do Estado de São Paulo e de todo o país”, afirmou.

Segundo a empresa, a expectativa do setor para 2026 é positiva. Além do calendário eleitoral, que tende a estimular investimentos em transporte público por parte de estados e municípios, há recursos de bancos nacionais e internacionais direcionados à eletrificação, assim como a continuidade dos aportes das fabricantes em pesquisa, desenvolvimento e produção local.

Ler o Anterior

Pernambuco anuncia 100 ônibus elétricos para a Grande Recife

Mais Popular