
Dolphin Mini chegou a marca de 1 milhão de unidades produzidas. Foto: Divulgação/BYD
O BYD Dolphin Mini superou a marca de um milhão de unidades produzidas pelo mundo. O modelo é o primeiro veículo compacto urbano (A00) 100% elétrico que chegou a essa marca mais rapidamente no segmento, batendo o recorde mundial. A unidade 1 milhão saiu oficialmente da linha de produção no último dia 30 de junho, na fábrica da BYD em Xi’an (China).
Também conhecido como Seagull, e recentemente batizado na Europa como Dolphin Surf, o modelo é um sucesso de vendas desde seu lançamento. No Brasil, o Dolphin Mini passou a ser comercializado em fevereiro de 2024, e em pouco tempo já passou a ser o veículo elétrico mais vendido no país, com pouco mais de 34,8 mil carros.
Desde seu lançamento global, em 2023, o modelo foi campeão de vendas mensais no segmento A00 em 21 ocasiões, liderou as vendas mensais de elétricos em 19 meses e garantiu o título de veículo A00 mais vendido em 2023 e 2024.
Ficha técnica
No Brasil, o Dolphin Mini é comercializado em duas versões, a de quatro lugares e a de cinco, mas com a mesma motorização. O motor elétrico oferece 75 cv de potência e 135 Nm (15,7 kgfm) de torque instantâneo. A aceleração de 0 a 100 km/h é de 14,9 segundos, com velocidade máxima de 130 km/h. Já a aceleração de 0 a 50 km/h, no trânsito urbano, é realizada em menos de 5 segundos.
O modelo é equipado com a bateria Blade (LFP) de 38 kWh, e tem autonomia declarada de 280 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, além de ser construído sobre a e-platform 3.0 da BYD.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.