
BYD apresenta a Super e-Platform e inaugura era de 1 MW de recarga de veículos elétricos. Foto: Divulgação/BYD.
A BYD apresentou oficialmente a Super e-Platform, capaz de alcançar uma potência de carregamento de 1 MW (1.000 kW), suficiente para garantir dois quilômetros de autonomia por segundo, ou 400 km de alcance em 5 minutos de recarga em veículos elétricos equipados com o sistema. A novidade garante o mesmo tempo de recarga que um automóvel a combustão leva para abastecer o veículo em postos de combustíveis.
Para alcançar tal feito, são necessárias tensão e corrente muito altas. A recém-lançada Super e-Platfom é a primeira arquitetura de alta tensão de 1.000 V do mundo para veículos de passageiros com produção em massa. Ela eleva a bateria, o motor, o sistema de alimentação, o ar-condicionado e outros componentes para mil volts. A corrente de carregamento chega a 1.000 amperes e a taxa de carregamento alcança 10C, ambos inéditos.
Segundo a BYD, a Super e-Platform também oferece uma potência de módulo único e motor único de 580 kW, e uma velocidade máxima superior a 300 km/h. A novidade chega exclusivamente ao mercado chinês e começa com os modelos Han L e Tang L (no Brasil, o modelo é batizado de Tan), que já estão em pré-venda por lá. As entregas estão previstas para abril.
Além disso, o BYD também revelou o primeiro motor de 30 mil RPM de produção em massa do mundo. “Esse novo motor não apenas aumenta significativamente a velocidade do veículo, mas também reduz drasticamente o peso e o tamanho em relação aos outros motores, elevando a densidade de potência”, declarou Luo Hongbin, Vice-Presidente Sênior da BYD.
Carregamento ultrarrápido
Além dos carros equipados com a arquitetura de 1.000 V, a BYD também lança oficialmente a bateria de carregamento ultrarrápido. Do eletrodo positivo ao negativo, foram construídos canais ultrarrápidos para íons, reduzindo a resistência interna da bateria em 50%. Assim, a corrente elétrica de recarga pode alcançar 1.000 amperes, para uma taxa de carregamento de 10C.
A taxa de carregamento (C-Rate) determina a velocidade com que um sistema de armazenamento pode ser carregado e descarregado. A taxa 1C significa que o sistema de armazenamento pode ser totalmente carregado ou descarregado no espaço de uma hora. Um sistema de armazenamento classificado como 0.5C leva duas horas para carregar ou descarregar, enquanto um sistema classificado como 2C leva apenas meia hora. Assim, a classificação 10C significa que a bateria pode ser totalmente carregada em um décimo de hora, ou 6 minutos.
Com o suporte de tensão (1.000V) e corrente (1.000A) ultra-altos, a bateria alcança a maior potência de carregamento em veículos de produção em massa do mundo com 1 megawatt (1.000 kW).
Recarga sem demora
De acordo com a BYD, o Han L, equipado com a bateria de carregamento ultrarrápido, pode alcançar 400 quilômetros de autonomia com apenas 5 minutos de carregamento. Assim, para a mesma autonomia, é possível fazer a recarga de um veículo elétrico, igualando o tempo de recarga ao de abastecimento de um veículo a combustão.
“A solução definitiva é fazer com que o carregamento seja tão rápido quanto abastecer um carro a gasolina”, disse Wang Chuanfu, presidente e CEO da BYD, durante a apresentação da nova plataforma.
Para acompanhar o carregamento de potência ultra-alta, a BYD desenvolveu a nova geração dos chips de carbeto de silício (SiC) para veículos elétricos. Os chips possuem uma tensão nominal de até 1.500 V, sendo também os primeiros chips de SiC de categoria automotiva em produção em massa, com a maior tensão nominal do setor.
Terminal de recarga em megawatt
O carregamento ultrarrápido com 1 MW de potência também exige padrões mais elevados para as estações de recarga. “A BYD desenvolveu o primeiro sistema de terminal de carregamento de Megawatt ultrarrápido com resfriamento líquido do mundo, com uma capacidade máxima de saída de até 1.360 kW. No futuro, planejamos construir mais de 4.000 estações de recarga ultrarrápidas na China”, afirma Lian Yubo, vice-presidente executivo da BYD e presidente do Instituto de Pesquisa em Engenharia Automotiva.
“Além disso, a tecnologia exclusiva da BYD de carregamento com duas pistolas pode transformar instantaneamente os postos de super-recarga existentes em postos de carregamento ultrarrápidos, e postos de carregamento rápido em postos de super-recarga. Nossa tecnologia de elevação de tensão inteligente, pioneira no mundo, é totalmente compatível com postos de carregamento rápido públicos, garantindo que os usuários possam carregar em qualquer estação”, completa.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.