Regulação visa trazer mais segurança. Foto: Divulgação/Tesla
A China aprovou uma nova norma nacional obrigatória que estabelece requisitos de segurança para maçanetas de portas de automóveis elétricos. O padrão, identificado como “Requisitos Técnicos de Segurança para Maçanetas de Portas de Automóveis” (GB 48001-2026), entra em vigor em 1º de janeiro de 2027.
O texto, formulado pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação e divulgada pela Administração Estatal de Regulação do Mercado em conjunto com a Administração de Padronização da China, define requisitos para sistemas de liberação mecânica das maçanetas, tanto internas quanto externas. A norma também estabelece critérios para abertura das portas, áreas de instalação, espaço de operação e padronização de marcações e instruções de uso.
A regulamentação busca enfrentar problemas recorrentes em veículos modernos, como a dificuldade de operar maçanetas externas, a impossibilidade de abrir portas após acidentes e a baixa visibilidade ou identificação das maçanetas internas em situações de emergência.
Modelos que adotaram maçanetas ocultas
Marcas como Tesla passaram a usar maçanetas retráteis ou embutidas, que se alinham à carroceria e se projetam apenas quando acionadas eletronicamente. O design, popular por razões estéticas e aerodinâmicas, passou a ser questionado por autoridades após relatos de falhas em situações de emergência.
Segundo especialistas do setor automotivo, a norma melhora de forma abrangente o desempenho de segurança dos veículos. A exigência de mecanismos que funcionem mesmo em casos de falha elétrica ou colisões reforça as condições de evacuação dos ocupantes e facilita o trabalho de equipes de resgate.
Analistas avaliam ainda que a regra terá impacto direto no desenvolvimento tecnológico da indústria automotiva chinesa. Ao orientar e padronizar a inovação no design e na aplicação industrial das maçanetas, a medida contribui para elevar o nível de segurança no trânsito e sustentar o desenvolvimento de alta qualidade do setor no país.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.