Canal VE

Chevrolet anuncia produção do Captiva EV no Ceará

Captiva EV será produzido na unidade a partir de 2026. Foto: Rubens Morelli/Canal VE

A Chevrolet confirmou a produção nacional do Captiva EV na Planta Automotiva do Ceará (PACE), em Horizonte (CE), a partir de 2026. O anúncio foi feito durante a inauguração do novo complexo industrial, que marca o início de uma nova fase da eletrificação da marca no Brasil.

O SUV 100% elétrico se juntará ao Spark EUV na linha de produção instalada na PACE, que já iniciou suas operações com foco em modelos elétricos e deverá receber outros projetos no futuro. A estratégia reforça o papel do Ceará como um novo polo da mobilidade elétrica no país e amplia a presença da Chevrolet neste segmento.

A operação na PACE está inserida no contexto dos 100 anos da General Motors no Brasil e foi estruturada para atender aos volumes iniciais da eletrificação com eficiência operacional e flexibilidade produtiva. O modelo adotado permite escalar a produção conforme a evolução da demanda, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento de competências locais voltadas à indústria de veículos elétricos.

 

Spark EUV validado para o Brasil

Primeiro modelo a entrar em produção no novo complexo, o Spark EUV foi desenvolvido dentro de um projeto global que contou com a participação direta da engenharia da GM América do Sul. Segundo a marca, o carro passou por mais de 150 mil quilômetros de validações em diferentes condições, desde o trânsito intenso dos grandes centros urbanos brasileiros até estradas em regiões mais áridas da América do Sul. Como resultado, o modelo entrega dirigibilidade refinada, boa robustez estrutural e altura em relação ao solo adequada aos pisos irregulares encontrados no país.

A versão Activ, exclusiva para a região, aposta em um visual de linhas mais retas e proporções compactas — são cerca de quatro metros de comprimento — mas com a proposta visual de um SUV. O interior foi projetado para priorizar o aproveitamento de espaço e o conforto no uso urbano.

O conjunto elétrico é formado por uma bateria LFP de 42 kWh, que permite recarga rápida de 30% a 80% em 35 minutos e garante autonomia de 258 km no ciclo do Inmetro. O motor entrega 75 kW (101 cv) de potência e 180 Nm de torque, levando o modelo de 0 a 100 km/h em aproximadamente 11 segundos.

Inicialmente, o modelo será enviado em kits para a unidade no Ceará, onde será realizada a finalização da montagem, incluindo a instalação da bateria e do conjunto do powertrain.

Produção do Spark EUV também foi confirmada. Foto: Rubens Morelli/Canal VE

Captiva EV amplia ofensiva elétrica da marca

Com produção confirmada para 2026, o Captiva EV será o segundo modelo elétrico a sair da linha da PACE. O SUV ocupará uma posição estratégica no portfólio da Chevrolet, ampliando a atuação da marca em um segmento de maior porte e valor agregado dentro da eletrificação.

A fabricação local do Captiva EV permitirá ampliar a oferta de veículos elétricos no país, acelerar a adoção de novas tecnologias e fortalecer a cadeia produtiva associada à mobilidade elétrica. A expectativa é que o modelo ajude a dar escala à operação do novo polo automotivo e consolide a PACE.

Ler o Anterior

BYD já é a 4ª marca que mais vende carros em todo o Brasil

Ler o Próximo

Metrô ou ônibus? Como chegar ao São Paulo E-Prix?

Mais Popular