Alberto Longo, cofundador da Fórmula E, em evento em São Paulo. Foto: Divulgação/On Board Sports.
A nova temporada da Fórmula E, com início previsto para o dia 7 de dezembro de 2024, em São Paulo, terá mais emoção e adrenalina para os fãs, com a atualização do carro 100% elétrico da categoria, o Gen3 EVO, que estreará oficialmente no circuito de rua a ser montado no entorno do Sambódromo do Anhembi.
Cofundador da categoria, o espanhol Alberto Longo diz estar ansioso pela nova temporada e pela estreia do novo monoposto acontecer justamente em solo brasileiro, onde a Fórmula E vivenciou corridas emocionantes nas duas edições anteriores.
“Estamos muito empolgados em retornar a São Paulo para mais uma corrida histórica. A cidade tem sido uma parceira incrível, e o Sambódromo do Anhembi oferecerá um circuito desafiador e emocionante para os pilotos, que terão o mais moderno monoposto de corrida elétrica já visto”, disse Longo.
O circuito paulista chamou a atenção dos pilotos e das equipes desde a primeira etapa, realizada em 2023, com alto número de ultrapassagens e diferença mínima na linha de chegada (apenas 0,5 s separou o primeiro e o terceiro colocado). Neste ano, na 10ª temporada, novamente a corrida teve muitas alternâncias e só foi decidida nos últimos metros.
Para a 11ª temporada, que começará ainda em 2024, a categoria decidiu dar a chance de São Paulo sediar a primeira etapa, graças ao sucesso das provas anteriores. Uma excelente oportunidade para a cidade promover a eletromobilidade.
“São Paulo está consolidando sua posição no cenário internacional do automobilismo sustentável. Além da corrida, o evento movimenta a economia e promove a cidade globalmente”, disse Alberto Longo.
Alberto Longo participou de um encontro com empresários da cidade e autoridades em evento que marcou oficialmente o lançamento da etapa paulistana, em 10 de setembro de 2024, na sede da Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá.
“Já mostramos nossa capacidade de realizar provas de grande porte com infraestrutura de primeira linha e a hospitalidade única de São Paulo. Eventos como esse não apenas impulsionam o turismo e geram empregos, mas também consolidam nossa posição como uma das capitais mais dinâmicas e inovadoras do mundo”, disse Gustavo Pires, presidente da SPTuris.
Expectativa alta
Quem também falou aos convidados foi o piloto Lucas Di Grassi, campeão da terceira temporada e um dos pilotos mais experientes da categoria. O paulista estará no grid do ePrix São Paulo com o carro da ABT Lola.
“São Paulo passar a receber a etapa de abertura é como um upgrade dentro do calendário, pois a primeira etapa é sempre cercada de muita expectativa, com novos pilotos, trocas de equipe, novidades técnicas e a tensão pré-largada que todos os inícios de ano carregam com eles”, falou Di Grassi.
“É um privilégio abrir a temporada, pois é geralmente a etapa mais lembrada pelos fãs do mundo inteiro. Claro, isso é um benefício para a cidade-sede, que recebe uma divulgação e atenção enorme de todos que acompanham o campeonato”, falou.
Aceleração recorde
A 11ª temporada da Fórmula E marcará a estreia do Gen3 EVO, o carro de corrida mais eficiente do mundo. Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 1,86 segundo e atingindo velocidades de até 322 km/h, o novo modelo será testado em uma das retas mais rápidas e mais longas do campeonato, com 750 metros de extensão, proporcionando uma experiência eletrizante para os mais de 20 mil fãs esperados no evento.
Os ingressos já estão à venda, com preços a partir de R$ 167,50, e podem ser adquiridos pela plataforma Fever. Mais informações sobre o evento, programação e detalhes de acesso estão disponíveis no site oficial da Fórmula E.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.