Carros elétricos e híbridos dependem de lubrificantes e fluidos específicos para gestão térmica. Foto: Divulgação/Castrol.
A manutenção de carros elétricos e híbridos ainda gera dúvidas entre os usuários. Embora esses veículos dispensem a tradicional troca de óleo do motor a combustão, eles seguem dependendo de lubrificantes e fluidos próprios para garantir desempenho, segurança e maior vida útil dos componentes.
Enquanto os carros 100% elétricos exigem cuidados específicos para a transmissão e controle térmico do sistema, os híbridos precisam de atenção redobrada com o motor a combustão, que é acionado em momentos-chave da condução.
Entender esses cuidados faz parte da experiência de uso e ajuda a evitar perda de eficiência, desgaste prematuro e até redução da autonomia.
“Os carros eletrificados trouxeram uma nova lógica de manutenção. Seguir as recomendações corretas de lubrificação é um fator que contribui não apenas para o bolso do consumidor, mas também para a eficiência energética e a durabilidade dos veículos”, explica Wellington Santos, especialista e técnico em implantação de tecnologia da Castrol, empresa especializada em lubrificantes.

Carros elétricos e os fluidos de transmissão
Nos veículos 100% elétricos, o cuidado se concentra principalmente na transmissão e no controle térmico do sistema, fundamentais para preservar o conjunto motriz e manter a eficiência energética.
O fluido de transmissão tem papel central na redução de atrito, no resfriamento dos componentes e na proteção contra desgaste. O uso inadequado ou a falta de manutenção pode comprometer a eficiência do sistema e, em casos mais extremos, reduzir a autonomia do veículo.
Os elétricos exigem revisões periódicas para verificação do estado dos fluidos, sempre seguindo as recomendações dos fabricantes. A troca costuma ocorrer em intervalos mais longos do que nos veículos convencionais, mas continua sendo parte essencial da manutenção preventiva.
13Manutenção preventiva ajuda a prolongar eficiência dos veículos eletrificados. Foto: Envato/Elements.
Manutenção de carros híbridos
Nos híbridos, a atenção é redobrada. O motor a combustão desses veículos é acionado e desligado diversas vezes durante a condução, especialmente em trechos urbanos.
Esse comportamento cria condições mais severas de funcionamento, exigindo lubrificantes capazes de proteger o motor desde a partida, inclusive em baixas temperaturas, e de evitar fenômenos como a pré-ignição em baixa rotação (LSPI), que pode causar danos significativos ao conjunto mecânico.
Assim, lubrificantes sintéticos e com baixo grau de viscosidade são mais indicados para oferecer fluidez imediata, limpeza interna e maior proteção em situações de uso intenso.
“Um híbrido pode parecer simples no uso diário, mas os ciclos de liga e desliga exigem uma engenharia de lubrificação extremamente precisa. É isso que garante não apenas a performance esperada do carro, mas também tranquilidade ao condutor”, afirma Santos.

Gestão térmica da bateria
Outro ponto crítico está relacionado à gestão térmica da bateria. Manter a temperatura adequada é essencial para preservar a eficiência e a durabilidade do sistema de armazenamento de energia. Fluidos específicos auxiliam no controle térmico, contribuindo para uma operação mais estável e segura ao longo do tempo.
Assim como nos veículos tradicionais, a manutenção preventiva segue sendo o melhor caminho para evitar falhas inesperadas. A checagem regular dos níveis e das condições dos fluidos ajuda a antecipar problemas e garante que o sistema opere dentro dos parâmetros corretos. A recomendação é utilizar sempre produtos homologados ou equivalentes aos especificados pelos fabricantes.
“A escolha adequada de lubrificantes e fluidos garante não apenas desempenho e segurança, mas também contribui para a evolução de uma mobilidade mais sustentável e eficiente no país”, completa Santos.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.