Carro elétrico estabelece novo recorde mundial de aceleração de 0 a 100 km/h com o tempo de 1,461 s. Foto: Reprodução.
O que você faz em menos de 1,5 segundo? O tempo pode parecer pouco, mas, para uma equipe formada por estudantes da Alemanha, é mais do que suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h a bordo de um carro elétrico. E até sobra.
O GreenTeam, formado por 20 alunos da Universidade de Stuttgart, acaba de entrar para o Guinness World Records ao marcar a aceleração mais rápida da história de 0 a 100 km/h com um carro 100% elétrico, com o tempo de 1,461 s. A marca anterior era de pesquisadores suíços da equipe AMZ Racing, com o tempo de 1,513 s.
Tudo bem que o carro é, na verdade, um monoposto, e não um veículo comercial, mas o feito é digno de comemoração, já que prova — mais uma vez — a eficiência dos motores elétricos sem emissão de poluentes na natureza.
Com 145 kg, o carro construído pelos alunos é quase inteiramente feito de fibra de carbono. Com o trem de força elétrico de 180 kW (241 cv de potência), e tração nas quatro rodas, o monoposto atinge força de 2,5 g na aceleração máxima. Para efeito de comparação, o pico de aceleração, de acordo com a equipe, é o mesmo atingido por naves espaciais na reentrada da atmosfera terrestre.
Confira o vídeo:
(Nota do editor: Sim, o vídeo tem um anticlímax. Afinal, o carro dos estudantes da Universidade de Stuttgart atinge a aceleração desejada em apenas 1,461 s. E sim, todos gostariam de vê-lo em ação por mais tempo.)
Desempenho elogiado
O novo recorde foi registrado em um campo de provas da Bosch, em Renningen, na Alemanha, em 23 de setembro de 2022, na segunda tentativa. A primeira, marcada para julho, precisou ser adiada devido a problemas técnicos e um acidente durante a fase de testes, de acordo com a universidade.
A conquista dos alunos foi comemorada pelo reitor da Universidade de Stuttgart, Wolfram Ressel. “A Universidade de Stuttgart está orgulhosa que o GreenTeam tenha conseguido estabelecer um novo recorde para a aceleração de veículos elétricos. Estou muito empolgado com o que nossos alunos conquistaram. Estudar na universidade não significa apenas adquirir conhecimento teórico, mas também ser capaz de aplicá-lo na prática. O compromisso do GreenTeam é um excelente exemplo de como a transferência de conhecimento pode ser bem-sucedida”, afirmou.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.