Queda de energia atingiu mais de 2 milhões de imóveis em São Paulo na última semana. Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
Mais do que garantir uma mobilidade limpa, os carros elétricos podem servir como uma solução energética em momentos de crise, como o apagão que deixou cerca de 2,2 milhões de imóveis sem energia elétrica em São Paulo, na última semana. Um ciclone extratropical, com rajadas de ventos próximas a 100 km/h, afetou o abastecimento a milhões de pessoas.
Boa parte dos carros elétricos e híbridos plug-in atuais está equipada com a tecnologia V2L (Vehicle to Load), que permite o carregamento de aparelhos externos diretamente da bateria do veículo.
Esse recurso permite usar a bateria do carro para alimentar outros dispositivos, transformando o veículo em um carregador portátil em situações de falta de energia.

Como funciona o V2L?
Um adaptador é conectado para converter a corrente contínua do veículo (DC) em corrente alternada (AC), responsável pela alimentação de aparelhos elétricos. A partir daí, o cabo se conecta por meio de entradas no veículo e no aparelho. É importante verificar a potência, voltagem e especificações de cada modelo de V2L.
Carro elétrico como fonte de energia
Segundo Thiago Castilha, diretor da E-Wolf, empresa especializada em estações de recarga para veículos eletrificados e que também comercializa produtos V2L, os apagões recentes reforçam uma vantagem pouco discutida da mobilidade elétrica: a capacidade de um veículo atuar como fonte emergencial de energia.
“Ainda teremos muitos apagões, e quem possui um carro elétrico ou híbrido pode garantir autonomia em períodos de falta de luz com um simples equipamento, o V2L. O recurso permite manter eletrodomésticos essenciais energizados usando a bateria do próprio veículo. Isso inclui acender as luzes, manter alimentos e medicamentos refrigerados”, diz.
O diretor destaca que o V2L já está amplamente acessível no Brasil – presente na maioria dos modelos dos carros elétricos mais vendidos no país, destacando-se em marcas como BYD e GWM. “A energia passa a circular entre eles de forma inteligente e isso muda completamente a relação do usuário com a mobilidade”, finaliza o executivo.

Equipamentos devem ser certificados
A durabilidade da bateria do carro e os equipamentos conectados ao veículo devem ser homologados pelas montadoras e certificados pelo Inmetro. É indispensável verificar as características do aparelho V2L antes de utilizá-lo.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.