Canal VE

6 de outubro de 2025

BYD ultrapassa 170 mil carros eletrificados no Brasil em 3 anos

Modelos preferidos da marca são o BYD Dolphin Mini (44.945 unidades) e o híbrido plug-in BYD Song Plus (36.213). Foto: Divulgação/BYD

Em menos de três anos de atuação no Brasil, a BYD superou a marca de 172 mil carros eletrificados — 100% elétricos e híbridos plug-in — vendidos, consolidando sua posição como principal força da eletrificação automotiva no país. 

Com avanço na produção local e na expansão da rede, a marca chinesa ajudou a transformar o cenário da eletromobilidade nacional. Entre os modelos preferidos estão o BYD Dolphin Mini (44.945 unidades) e o híbrido plug-in BYD Song Plus (36.213).

 

Aceitação dos brasileiros

Desde a chegada da empresa em 2022, a aceitação dos consumidores tem sido expressiva. Modelos como o BYD Dolphin Mini, primeiro 100% elétrico produzido no Brasil, em Camaçari (BA), já somam 44.945 unidades emplacadas. O BYD Song Plus, híbrido plug-in que combina eficiência, design e tecnologia, aparece logo atrás, com 36.213 unidades.

Somente em setembro de 2025, a BYD registrou 9.934 emplacamentos de veículos de passeio, garantindo o sétimo lugar no ranking geral de vendas e 5,56% de participação de mercado. Considerando também automóveis e comerciais leves, a marca aparece na oitava posição, com 10.024 unidades e 4,33% de market share. No acumulado do ano, já são 77.198 veículos vendidos.

 

Desempenho no varejo

Nas vendas de varejo, a BYD ficou entre as cinco marcas mais vendidas do país, com 9,21% de participação no segmento de veículos de passeio, atrás apenas das tradicionais Volkswagen, Fiat, GM e Hyundai.

A presença é ainda mais forte em algumas capitais. A marca liderou as vendas em varejo em Porto Velho (RO) e Maceió (AL), ocupando a segunda posição em Brasília (DF) e o terceiro lugar em Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Salvador (BA).

Entre os modelos mais vendidos de setembro estão o BYD Dolphin Mini (3.067), o Song Plus (1.322), o Song Pro (1.172) e o Dolphin (1.110).

“Dois meses após celebrarmos a marca histórica de 150 mil carros vendidos no Brasil, comemoramos agora a conquista de mais de 170 mil unidades desde o início das operações”, afirma Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil e head de marketing e comercial da BYD Auto. “Com a nova fábrica em Camaçari, inauguramos um novo capítulo para a indústria nacional, aliando inovação e excelente custo-benefício”, completa.

 

Domínio no mercado de elétricos

A liderança da BYD é ainda mais expressiva entre os modelos totalmente elétricos. Em setembro, a marca emplacou 5.687 veículos BEV, conquistando mais de 70% de market share e ocupando todo o pódio: Dolphin Mini em primeiro, Dolphin em segundo e Yuan Pro em terceiro. No segmento híbrido plug-in, a marca emplacou 4.333 unidades vendidas e 22% de market share. 

Ler o Anterior

Após danos na fábrica, Toyota retomará produção em novembro

Mais Popular