BYD Song Pro é mais uma opção de híbrido plug-in da marca no Brasil. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.
Pela primeira vez, a BYD superou a Tesla em receitas, ao anunciar que suas vendas globais atingiram US$ 28,2 bilhões (R$ 162,8 bilhões) no terceiro trimestre de 2024, contra US$ 25,2 bilhões (R$ 145,8 bilhões) da empresa de Elon Musk em vendas comparáveis no mesmo período.
Vale destacar que, embora a BYD tenha um volume maior de carros do que a Tesla, os modelos têm preços mais baixos e incluem os veículos híbridos, um tipo de tecnologia que a Tesla não possui — vende apenas modelos 100% elétricos.
Outros produtos também compõem o portfólio das empresas, mas as vendas de carros representam cerca de 80% da receita total de ambas.
Apesar do aumento nas receitas da BYD, o lucro operacional da Tesla ainda é maior. De acordo com a Bloomberg, a BYD obteve cerca de US$ 1,6 bilhão (R$ 9,4 bilhões) em lucros no terceiro trimestre, enquanto a Tesla reportou US$ 2,2 bilhões (R$ 12,7 bilhões) de lucro.
Veículos híbridos
Os veículos híbridos fizeram a diferença no aumento das receitas em favor da BYD. A empresa sediada em Shenzen fabrica modelos que permitem mais de mil quilômetros de alcance. Outra vantagem é a cadeia de suprimentos integrada, uma vez que produz a maior parte dos componentes de seus veículos, garantindo uma vantagem de custo e escala para produzir carros mais baratos.
Além disso, a BYD ainda se beneficiou de políticas governamentais na China, com o objetivo de renovação da frota de veículos a combustão por modelos elétricos. O mercado chinês impulsionou as vendas da greentech, que atingiu 1,12 milhão de veículos elétricos e híbridos vendidos no mundo no terceiro trimestre.
Já a Tesla mantém uma linha de veículos limitada, com tecnologia apresentada há alguns anos. A aposta mais recente da empresa é a Cybertruck, picape com design futurístico para aumentar o uso do sistema de automação parcial e inteligência artificial. A favor da Tesla está a consolidação de seu lugar entre as montadoras mais valiosas do mundo, além do espetáculo midiático protagonizado por seu fundador, Elon Musk, e suas empresas adjacentes, incluindo Starlink, SpaceX e X, entre outras.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.