
BYD Recharge concentra informações de eletropostos. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.
A BYD fechou uma parceria com a EZVolt e a Tupi para a criação da primeira integração de redes de recarga do país, por meio do aplicativo BYD Recharge. A solução de interoperabilidade, como é conhecida, permite ao motorista utilizar uma ampla rede de carregadores espalhados pelo Brasil, com localização e pagamento dentro da mesma plataforma, sem a necessidade de possuir diversos aplicativos.
O app BYD Recharge, desenvolvido pela Tupi, já possuía informações de localização de carregadores de outras redes antes, porém o motorista precisava abrir os aplicativos dessas outras redes para fazer as recargas. Agora, o app também poderá ser utilizado para operar as mais de 450 estações de recarga da EZVolt e concluir os pagamentos por meio da mesma plataforma. A novidade já está disponível aos usuários, conectando cerca de 1.500 estações no mesmo aplicativo.
“Queremos tornar a recarga de veículos elétricos mais simples e acessível, ampliando significativamente a infraestrutura no Brasil. Com essa inovação, os motoristas poderão acessar milhares de eletropostos por meio de um único aplicativo, garantindo mais praticidade e eficiência”, afirma Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil.

Experiência mais fácil
Com a integração da rede EZVolt no app BYD Recharge, os motoristas agora podem utilizar uma extensa malha de pontos de recarga sem ficar trocando de um aplicativo para outro. Desenvolvido também em parceria com a Tupi Mobilidade, responsável pela tecnologia por trás do BYD Recharge, o sistema permite que os motoristas visualizem em tempo real os pontos de carregamento disponíveis, escolham a melhor opção e realizem o pagamento em um único app.
A integração das redes da Tupi Mobilidade e EZVolt é realizada por meio da tecnologia OCPI (Open Charge Point Interface). As empresas prometem total compatibilidade e escalabilidade das operações.
“É uma honra para a EZVolt unir forças com a BYD e a Tupi neste projeto inovador. Acreditamos que os usuários de veículos elétricos devem ter uma experiência de recarga cada vez mais simples e nada melhor que encontrar todos os eletropostos em um único aplicativo. Como a BYD é a líder no mercado de veículos eletrificados do Brasil, oferecer nossos eletropostos no BYD Recharge significa ampliar o número de clientes atendidos pela EZVolt”, afirma Gustavo Tannure, CEO da EZVolt.
Para Pedro De Conti, fundador e CEO da Tupi, a interoperabilidade das redes é um marco para a eletromobilidade no Brasil. “Estamos falando de unir redes, facilitar o acesso e colocar o motorista no centro da experiência. É exatamente esse o papel da Tupi: construir, junto aos nossos parceiros, uma experiência de recarga facilitada, que viabiliza um futuro elétrico mais acessível, eficiente e escalável para o país”, disse.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.