Canal VE

10 de outubro de 2025

BYD inaugura fábrica na Bahia e anuncia motor híbrido plug-in flex

BYD Song Pro preto

BYD Song Pro ganha edição especial para a COP 30. Foto: Divulgação/BYD.

A montadora chinesa BYD inaugurou oficialmente sua primeira fábrica de veículos elétricos no Brasil, localizada em Camaçari (BA). A cerimônia marcou o início da produção nacional de veículos elétricos e híbridos plug-in e consolidou o país como centro estratégico da marca nas Américas.

O evento de inauguração, em 9 de outubro de 2025, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do fundador e CEO global da BYD, Wang Chuanfu, além de outros representantes do Governo Federal e da montadora chinesa. 

Durante o evento, Wang Chuanfu destacou a missão da companhia e sua conexão com o Brasil. “Há 16 anos, criei os ‘Três Sonhos Verdes’ da BYD: gerar, armazenar e utilizar energia limpa. Ver esse ecossistema se tornar realidade aqui na Bahia é a materialização dessa missão”, afirmou ele. 

Construído em 15 meses, o complexo industrial da BYD em Camaçari ocupa uma área superior a 4,6 milhões de m² — o equivalente a 645 campos de futebol. 

A planta já está em operação e emprega mais de 1,5 mil colaboradores. Na primeira fase, a capacidade produtiva é de 150 mil veículos por ano, podendo chegar a 300 mil na segunda etapa.

Wang e Lula se cumprimentam em fábrica da BYD
Fundador da BYD, Wang Chuanfu, e o presidente Lula. Foto: Divulgação/BYD.

Meta é dobrar a capacidade

Durante reunião com o presidente Lula, Chuanfu anunciou um novo investimento para dobrar essa capacidade, alcançando 600 mil veículos anuais. 

Segundo o executivo, a meta é posicionar a BYD entre as três maiores montadoras do país até 2028 e atingir a liderança até 2030.

“Estamos muito orgulhosos de trazer ao Brasil a tecnologia que o parque fabril nacional merece. Esta data ficará marcada como o dia em que uma companhia teve a coragem de fabricar carros eletrificados no Brasil e no Nordeste”, afirmou Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD para Américas e Europa.

 

Primeiro híbrido plug-in flex do mundo

Durante o evento, a BYD também anunciou o desenvolvimento do primeiro motor híbrido plug-in flex do mundo, criado especialmente para o mercado brasileiro. 

“O carro que entregamos hoje ao presidente Lula é a prova de que a BYD não apenas investe no Brasil, mas cocria com o Brasil soluções únicas para o mundo”, disse Chuanfu. 

O modelo inaugural produzido em solo nacional é o BYD Song Pro – Edição Especial COP30, um SUV super-híbrido plug-in equipado com motor flex — capaz de operar com gasolina, etanol ou ambos os combustíveis. 

A edição especial, limitada a 30 unidades, será doada à COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que será realizada em Belém (PA) em novembro de 2025.

O veículo conta com a tecnologia DM-i (Dual Mode Intelligent), que privilegia a tração elétrica, utilizando o motor a combustão principalmente como gerador de energia. 

O sistema, desenvolvido por engenheiros chineses e brasileiros, é o primeiro do mundo a combinar uma arquitetura híbrida plug-in com motor flex.

“O etanol é um diferencial estratégico do Brasil na transição energética. Incorporá-lo à nossa tecnologia representa um avanço histórico”, afirmou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

 

Expansão no Brasil

Presente no Brasil desde 2014, a BYD já é líder absoluta na venda de veículos eletrificados. No acumulado do ano, responde por 76,36% dos carros elétricos e 27,42% dos híbridos vendidos no país. Em agosto, a marca alcançou o quarto lugar no ranking geral de vendas, superando montadoras tradicionais.

Atualmente, a rede de concessionárias da BYD ultrapassa 200 lojas, com previsão de chegar a 250 unidades nos próximos meses.

“Em menos de três anos, vendemos mais de 170 mil carros no Brasil, um feito inédito. Seguiremos avançando com planos de longo prazo para modernizar a frota brasileira com tecnologia, conectividade e sustentabilidade”, afirmou Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head de marketing da BYD Brasil.

Ler o Anterior

Veículos comerciais leves elétricos crescem 51% em 12 meses

Mais Popular