Canal VE

BYD chega ao top 3 do mercado brasileiro de ônibus elétricos

Ônibus elétrico da BYD

São Paulo é a cidade com mais ônibus elétricos da montadora. Foto: Divulgação / BYD

A BYD encerrou 2025 com 195 ônibus elétricos emplacados no Brasil, um crescimento expressivo em comparação aos 47 veículos entregues em 2024, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O número simboliza um salto de 315%, que fez a marca chegar ao top 3 do mercado brasileiro de ônibus elétricos.

No ano passado, a montadora apresentou um conjunto de inovações no segmento de ônibus elétricos, com foco em performance, segurança e eficiência operacional. A nova linha desses veículos é voltada para uso urbano, equipada com baterias Blade. Esse equipamento oferece maior autonomia e tem padrões de segurança mais elevados, reduzindo o custo operacional do transporte.

 

Mobilidade urbana mais eletrificada

Com esses novos sistemas já aplicados aos veículos, a BYD reforça seu compromisso com a modernização do transporte coletivo voltada para a motorização elétrica. De acordo com a marca, isso contribui para cidades mais limpas e silenciosas. São Paulo lidera esse movimento, com mais de 260 ônibus elétricos da BYD em operação.

“Esse crescimento expressivo comprova que a mobilidade elétrica já é uma realidade consolidada no transporte público brasileiro”, afirma Marcello Schneider, diretor de veículos comerciais e solar da BYD Brasil. “Quadruplicar nossos emplacamentos em um único ano vai além de um resultado comercial: é o reconhecimento, por parte do mercado, da confiabilidade da tecnologia da BYD, da robustez dos nossos produtos e da nossa capacidade de entregar soluções completas que atendem às necessidades reais das cidades”, finaliza.

 

Sustentabilidade

Além da redução significativa das emissões de CO₂ e de poluentes, investir em ônibus elétricos da BYD contribui para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, com menor nível de ruído e maior eficiência energética, segundo a montadora. A BYD ainda segue estudando investimentos em tecnologia, infraestrutura e parcerias locais para acelerar ainda mais a adoção da mobilidade elétrica no Brasil.

 

Produção nacional de chassis de ônibus elétricos

O crescimento da BYD no mercado nacional de ônibus elétricos também é impulsionado pela operação da fábrica em Campinas (SP). Em 2025, a unidade atingiu um marco relevante ao alcançar a produção do chassi número 600, consolidando o Brasil como um polo estratégico da companhia para a mobilidade elétrica.

Ler o Anterior

Honda reformula marca para nova era de veículos elétricos

Mais Popular