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Brasília supera SP nas vendas de eletrificados em novembro

Pela primeira vez, São Paulo perde o primeiro lugar no ranking de vendas de eletrificados. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Pela primeira vez desde o início da série histórica de levantamento de dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2012, São Paulo perdeu o posto de líder nas vendas de veículos eletrificados leves. A capital paulista foi superada por Brasília, que emplacou 2.413 unidades em novembro, 14 a mais que as 2.399 registradas por São Paulo.

O avanço brasiliense reforça a tendência de desconcentração da eletromobilidade, antes dominada pelo eixo Sudeste-Sul, em direção ao Centro-Oeste e Nordeste. Segundo a ABVE Data, esse movimento já vinha se delineando nos últimos meses.

O forte desempenho de Brasília está ligado principalmente à preferência local por veículos plug-in (BEV e PHEV). Dos 2.413 eletrificados vendidos na capital federal em novembro, 2.109 (87,4%) possuem recarga externa. Os eletrificados representam 35% de todas as vendas de veículos leves na cidade (6.977 unidades), a maior participação entre todas as capitais brasileiras.

“Brasília colhe os resultados de uma política clara de incentivo ao carro elétrico que já tem alguns anos, principalmente a isenção de IPVA”, afirmou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “A resposta do consumidor foi rápida e contundente, transformando a cidade na nova capital nacional do veículo elétrico.”

Com essa virada, o mapa da eletromobilidade ganha novos contornos e sinaliza um 2026 mais diversificado geograficamente, o que pode influenciar estratégias de montadoras, concessionárias e gestores públicos.

Brasília registrou 2.413 unidades em novembro. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Mercado nacional 

O Brasil emplacou 21.209 veículos eletrificados leves em novembro, queda de 0,75% em relação a outubro (21.369). Na comparação com novembro de 2024 (17.143), houve alta de 23,7%. A participação de mercado chegou a 9,3% das vendas totais de leves (227.174), acima dos 7,1% registrados um ano antes.

Os plug-in seguem dominando o segmento. Em novembro, 79,9% dos eletrificados vendidos (16.943 unidades) eram BEV ou PHEV. Os híbridos plug-in (PHEV) responderam por 9.680 unidades, crescimento de 2,4% sobre outubro e 39,8% sobre novembro de 2024. Já os elétricos 100% a bateria (BEV) somaram 7.263 unidades, queda de 9,1% ante outubro, mas com alta anual de 34,1%.

Os híbridos sem recarga externa (HEV e HEV Flex) representaram 20,1% do total de eletrificados, com 4.266 unidades vendidas. Dentro desse grupo, os HEV cresceram 8,8% em relação a outubro e 77,1% na comparação com novembro de 2024.

Os micro-híbridos (MHEV) registraram retração de 23,1% em novembro, com 4.906 unidades. O segmento 12V caiu 24,7%, enquanto os MHEV 48V tiveram queda de 19,6%.

 

Sudeste ainda lidera

Apesar de Brasília superar São Paulo, o Sudeste manteve a liderança regional nas vendas de eletrificados em novembro, com 44,2% (9.382 unidades), mas essa participação vem caindo: era de 45,5% em 2024 e 50,7% em 2023. Sul e Nordeste têm ampliado presença, especialmente com o aumento das vendas de BEVs.

Ranking por regiões — novembro de 2025

  • 1º Sudeste: 9.382 (44,2%)
  • 2º Sul: 4.033 (19%)
  • 3º Centro-Oeste: 3.618 (17,1%)
  • 4º Nordeste: 3.417 (16%)
  • 5º Norte: 777 (3,7%)

Incentivos estaduais e municipais, como redução de IPVA e políticas para ampliar circulação e infraestrutura, têm estimulado a expansão da eletromobilidade em cidades como Brasília, Salvador, Porto Alegre, Fortaleza e Recife.

Municípios líderes:

  • 1º Brasília: 2.413
  • 2º São Paulo: 2.399
  • 3º Belo Horizonte: 908
  • 4º Rio de Janeiro: 702
  • 5º Curitiba: 641

Os dados completos estão disponíveis no BI da ABVE Data, em três módulos: Geral, Frotas e Geografia da Eletromobilidade.

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