Torcedores podem utilizar carro elétrico para torcer pelo sei time no estádio. Arte: Samuel Almeida / Canal Solar
O Campeonato Brasileiro de 2026 se inicia, e a eletromobilidade está presente também nesse contexto. Com o avanço da eletrificação no país, alguns clubes da Série A oferecem estações de recarga nos estádios ou nos Centros de treinamento, visando oferecer a melhor estrutura para torcedores e funcionários que possuem um veículo eletrificado.
No Estado de São Paulo, líder da frota de VEs no Brasil, o São Paulo FC possui 16 carregadores espalhados entre o Morumbis, CT da Barra Funda e CT de Cotia. O Palmeiras também possui uma estação no estacionamento do Allianz Parque, administrado pela Estapar. Já no interior, o Mirassol oferece um eletroposto para atletas e funcionários no CT do clube.
No Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional também oferecem estações de carregamento no estacionamento de seus respectivos estádios.
Já no Rio de Janeiro, o Vasco da Gama tem feito reformas no seu Centro de Treinamento, que visam, dentre outras coisas, adicionar um ponto de carregamento elétrico para carros.
Em Minas Gerais, no Mineirão, estádio onde o Cruzeiro costuma mandar suas partidas, também há uma estação de recarga, próxima à entrada do Museu Brasileiro do Futebol.
No Pará, há um eletroposto ao lado do Banpará Baenão, casa do Remo.
Onde carregar o carro elétrico enquanto torce para seu time?
Os torcedores também podem se beneficiar de estações de recarga instaladas nas proximidades dos estádios que serão utilizados na Série A do Brasileirão, graças ao avanço da infraestrutura de recarga no país. Veja abaixo a relação de estádios e os carregadores listados no app Plugshare nas proximidades:
Athletico-PR: Ligga Arena. Endereço: Rua Buenos Aires, 1260, Curitiba (PR). Não há carregadores no estádio, mas nos arredores é possível encontrar estações de recarga em um raio de menos de um quilômetro.
Atlético-MG: Arena MRV. Endereço: Rua Cristina Maria de Assis, 202, Belo Horizonte (MG). Não há carregadores no estádio, e a estação mais próxima está a cerca de 5,5 km de distância.
Bahia: Arena Fonte Nova. Endereço: Ladeira da Fonte das Pedras, Salvador (BA). Não há carregadores no estádio, mas é possível encontrar pontos de recarga a cerca de 3,5 km de distância.
Botafogo: Estádio Olímpico Nilton Santos. Endereço: R. José dos Reis, 425, Rio de Janeiro (RJ). Não há carregadores no estádio, mas é possível encontrar estações no Norte Shopping, a menos de 3 km do local.
Chapecoense: Arena Condá. Endereço: R. Clevelândia, 656 E, Chapecó (SC). Não há locais para carregamento no estádio, mas existem 4 eletropostos em um raio de 1,5 km do local.
Corinthians: Neo Química Arena. Endereço: Av. Miguel Ignácio Curi, 111, São Paulo (SP). Não há eletropostos no estádio, mas é possível encontrar 2 estações de recarga a cerca de 5 km do local, na avenida Jacú-Pêssego.
Coritiba: Estádio Major Antônio Couto Pereira. Endereço: R. Ubaldino do Amaral, 63, Curitiba (PR). Não há estações de recarga no local, mas no arredores é possível recarregar o carro em um raio de menos de 3 km.
Cruzeiro: Mineirão. Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram, 1001, Belo Horizonte (MG). Há um eletroposto no estádio, na Av. Coronel Oscar Paschoal, 62, próximo ao Museu Brasileiro do Futebol.
Flamengo e Fluminense: Maracanã. Endereço: R. Professor Eurico Rabelo, s/n, Rio de Janeiro (RJ). No local onde Flamengo e Fluminense mandam seus jogos, não há eletropostos, mas existem pontos de recarga a cerca de 1,3 km.
Grêmio: Arena do Grêmio. Endereço: Av. Padre Leopoldo Brentano, 110, Porto Alegre (RS). No estacionamento do estádio, há um ponto de recarga da Zletric para VEs.
Internacional: Estádio Beira-Rio: Av. Padre Cacique, 891, Porto Alegre (RS). O local oferece estações de recarga no estacionamento, e há também um outro ponto a cerca de 450 m.
Mirassol: Estádio Municipal José Maria de Campos Maia. Endereço: Av. Lauro Luchese, 2650, Mirassol (SP). Não há estações de recarga no local, mas é possível encontrar um eletroposto a cerca de 1,4 km do estádio, no endereço Rua Capitão Neves, 2508.
Palmeiras: Allianz Parque. Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 1705, São Paulo (SP). Há um eletroposto no estacionamento frontal do estádio. Além disso, na mesma avenida há mais três estações de recarga.
Red Bull Bragantino: Estádio Municipal Cícero De Souza Marques. Endereço: Avenida Dr. José Adriano Marrey Júnior, s/n, Bragança Paulista (SP). O estádio não possui estação de recarga, mas há um eletroposto no endereço R. Cel. Leme, 244, a cerca de 2 km do local.
Remo: Estádio Banpará Baenão. Endereço: Tv. Antônio Baena, 444, Belém (PA). Cruzando a travessa onde o estádio se localiza, é possível encontrar uma estação de recarga de fácil acesso.
Santos: Vila Belmiro. Endereço: Rua Princesa Isabel, s/nº – Santos (SP). Não há pontos de recarga elétrica no estádio, mas é possível encontrar eletropostos a cerca de 1,5 km do local.
São Paulo: Morumbis. Endereço: Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1, São Paulo (SP). Há uma estação de recarga no estacionamento do estádio e também uma no Hospital Israelita Albert Einstein, a cerca de 1,5 km do local.
Vasco da Gama: São Januário. Endereço: Av. Roberto Dinamite, 10, Rio de Janeiro (RJ). Não há eletropostos no estádio, mas é possível encontrar uma estação de recarga a cerca de 1,5 km do local.
Vitória: Estádio Manoel Barradas. Endereço: R. Artêmio Castro Valente, 1, Salvador, (BA). O estádio não possui estações de recarga, mas há um eletroposto a cerca de 5,7 km.
Ônibus elétrico do Flamengo
Há ainda outras formas da mobilidade elétrica estar presente no dia a dia dos clubes. O Flamengo, por exemplo, fechou uma parceria com a BYD para transportar os atletas de esportes olímpicos do clube. O veículo atende mais de 1.100 atletas de diversas modalidades, entre elas basquete, ginástica artística, judô, nado sincronizado, natação, polo aquático e futebol feminino.


Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.



