Infraestrutura de recarga rápida está em crescimento no Brasil. Foto: Canal VE.
O número de estações de recarga para veículos elétricos praticamente triplicou no Brasil em um ano, na comparação com o ano anterior. Segundo estimativa da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o país deve encerrar o ano com cerca de 12,1 mil estações disponíveis para a recarga de carros elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) — no mesmo período do ano passado eram 4,3 mil unidades.
Agora, a expectativa da associação é aumentar a disponibilidade de carregadores rápidos ou ultra rápidos, em corrente contínua. Atualmente, há cerca de 1,5 mil eletropostos do tipo espalhados pelo Brasil, com a maior concentração na Região Sudeste.
“Os carregadores rápidos e ultra rápidos estão chegando com mais força agora porque demandam um investimento maior, que precisava de uma frota maior. Em 2025 teremos avanço muito grande na capacidade de recarga instalada no Brasil, e mediremos este dado para mostrar a qualidade dos eletropostos que estão sendo inaugurados”, falou Ricardo Bastos, presidente da ABVE, em entrevista ao portal Autodata.
Aumento na demanda
O Brasil deve fechar o ano de 2024 com cerca de 170 mil emplacamentos de veículos eletrificados leves, segundo as projeções mensais da ABVE. As vendas dos modelos com algum tipo de eletrificação no Brasil já superaram as previsões do início do ano (eram 150 mil unidades), e a maioria dessas unidades (mais de 70%) é de veículos que precisam de recarga com fonte externa de energia elétrica.
Assim, com mais veículos elétricos e híbridos plug-in nas ruas, a demanda por estações de recarga também aumenta, o que chama a atenção de investidores. Por isso, a ABVE tem a projeção otimista para 2025 de um aumento de 50% no número de estações de recarga no país em relação a 2024, o que levaria a um alvo de 18,4 mil eletropostos disponíveis ao fim do ano.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.