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BMW quer reduzir 60 milhões de toneladas de CO₂ com elétricos

Novo marco no caminho rumo à neutralidade climática até 2050. Foto: Divulgação/BMW

O BMW Group definiu um novo marco para 2035 na redução das emissões de CO₂e  (Dióxido de Carbono Equivalente) em seu caminho rumo à neutralidade climática. A empresa tem como objetivo reduzir suas emissões de CO₂e em pelo menos 60 milhões de toneladas métricas em comparação aos níveis de 2019, o que representa uma redução adicional de aproximadamente 20 milhões de toneladas de CO₂e além da meta já existente para 2030 – 40 milhões de toneladas métricas.

A estratégia de descarbonização da marca deverá abranger todo o ciclo de vida dos veículos. Além de anunciar uma proporção cada vez maior da frota que continuará sendo eletrificada, o grupo incluirá o uso crescente de energias renováveis na produção e na cadeia de suprimentos, maior utilização de matérias-primas secundárias e melhorias na eficiência durante a fase de uso, além de inovações em produtos e processos.

Com esse novo objetivo, o BMW Group segue uma estratégia abrangente de descarbonização ao longo de todo o ciclo de vida, com a meta de alcançar a neutralidade climática até, no máximo, 2050.

 

Abertura tecnológica

A abordagem tecnologicamente neutra para as variantes de propulsão, também conhecida como Abertura Tecnológica, contempla a disponibilidade de soluções de mobilidade com veículos elétricos a bateria, veículos híbridos plug-in, veículos elétricos com células de combustível de hidrogênio e veículos com motor a combustão. 

A Abertura Tecnológica adapta-se às necessidades e preferências dos clientes, além de oferecer soluções tanto para regiões com infraestrutura de recarga avançada, quanto para cidades ou países que estão apenas dando seus primeiros passos rumo à eletromobilidade.

 

Descarbonização ao longo de todo o ciclo de vida

O grupo estabeleceu intencionalmente esse marco adicional para 2035 com o objetivo de avançar de maneira constante em sua estratégia de descarbonização. De acordo com a empresa, a demanda global por veículos elétricos, por si só, não será suficiente para atingir as metas de CO₂e estabelecidas para 2030 e 2035. Por isso, a abordagem integral para reduzir as emissões de CO₂e abrange todo o ciclo de vida do veículo, independentemente da variante de propulsão.

Na cadeia de suprimentos, cada vez mais relevante no que diz respeito às emissões de CO₂e — especialmente para modelos elétricos —  a BMW focará em ampliar o uso de matérias-primas secundárias e de energias renováveis. As prioridades específicas são componentes com altas emissões de CO₂e, como baterias de alta tensão, alumínio e aço. Além disso, a empresa implementará inovações em produtos e processos, como a sexta geração (Gen6) da tecnologia de baterias.

Desde 2020, na linha de produção, toda a eletricidade adquirida de fornecedores externos para todas as fábricas no mundo provém exclusivamente de fontes renováveis, para substituir o uso de combustíveis fósseis. A nova fábrica em Debrecen, na Hungria, é a primeira unidade automobilística do BMW Group a produzir veículos em operação padrão sem utilizar combustíveis fósseis como petróleo e gás

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