
Produção voltará nas unidades de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP). Foto: Divulgação
A Toyota anunciou para 3 de novembro a retomada gradual da produção de veículos nas unidades de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP) após a unidade de motores de Porto Feliz (SP) ter sido devastada pelos fortes ventos, ocasionando na interrupção temporária das operações da marca.
A montadora iniciará a primeira etapa dessa retomada com a produção das versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para os mercados doméstico quanto de exportação. O plano de produção para novembro e dezembro contempla a recuperação do volume de veículos híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro.
A unidade de Porto Feliz foi devastada por um forte vendaval, com ventos que chegaram a 90 km/h, segundo a Defesa Civil, causando o destelhamento da fábrica. Parte do telhado foi encontrado há seis quilômetros de distância da unidade.

Retomada em Porto Feliz
Na fábrica de Porto Feliz, o reinício das operações segue sem prazo definido devido à grande extensão dos danos. Atualmente, os trabalhos na unidade priorizam a análise da condição dos equipamentos e sua transferência temporária para outras localidades.
Com a suspensão temporária de contrato de trabalho (lay-off) aprovada em assembleia pelos colaboradores, a produção de veículos com motores convencionais deve ser retomada tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação em janeiro de 2026.
A produção terá retorno com os veículos da linha de produção atual – Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch, exclusivamente para exportação, aumentando gradualmente até atingir o volume regular em fevereiro. Quanto ao modelo Yaris Cross, a Toyota segue em preparação e a data do seu lançamento será informada em breve.
Em nota, a montadora agradeceu a solidariedade e reforçou estar atenta à evolução da situação e manterá a todos informados sobre eventuais ajustes no plano de retomada. “A inestimável ajuda da matriz, afiliadas Toyota no mundo e fornecedores, nos dá coragem e confiança para seguir firmes e fortes em nossa recuperação e no compromisso com a entrega de soluções de mobilidade sustentável para nossos clientes na América Latina e Caribe”, finaliza.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.