A Consulta Pública receberá contribuições de 11 de dezembro de 2025 a 10 de março de 2026. Foto: Divulgação/Aneel
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou abertura de uma consulta pública (CP42/2025) para receber contribuições da sociedade com o objetivo de aprimorar as regras para conexão de carregadores de veículos elétricos à rede de distribuição de energia. A Consulta Pública receberá contribuições de 11 de dezembro de 2025 a 10 de março de 2026, pelo e-mail: [email protected].
Com base em estudos técnicos, a proposta traz como objetivo tornar o processo de conexão mais eficiente e alinhado ao crescimento do uso de veículos elétricos no Brasil.
Demanda de energia elétrica
Estudos da Empresa da Pesquisa Energética (EPE) mostram que a demanda de energia elétrica por veículos elétricos vai aumentar exponencialmente na próxima década. A demanda de eletricidade associada à eletromobilidade deve aumentar de 627 GWh em 2025 para 7,8 TWh em 2035, reforçando a importância da consideração dessa carga no planejamento e no desenho tarifário do setor elétrico.
Por outro lado, a estrutura de recarga pública não cresce no mesmo ritmo, o que pode se tornar um entrave para a disseminação da tecnologia no país. Por isso, a Aneel abre a discussão para mapear quais são os possíveis entraves e como a regulação pode propiciar o avanço da eletromobilidade no Brasil.
Segundo a agência reguladora, a mobilidade elétrica é fundamental na transição energética e descarbonização dos transportes diante das urgências climáticas enfrentadas de frente à modernização urbana. “Uma mudança profunda que envolve não só a eletrificação de veículos, mas também a integração com redes inteligentes, fontes renováveis, políticas públicas e novos modelos de negócios”.
Com a consulta pública, a Aneel busca ampliar o diálogo com a sociedade e o setor elétrico, garantindo que as novas regras acompanhem a evolução da eletromobilidade, contribuam para a modernização da rede e ofereçam mais segurança e eficiência para consumidores, empresas e distribuidoras.
Mobilidade elétrica em pauta
Para complementar a pauta, nos dias 10 e 11 de dezembro acontece o seminário Aneel de Mobilidade Elétrica: Resultados e desafios para o Setor Elétrico, na sede da Agência em Brasília.
Entre as pautas, o seminário aborda as dificuldades enfrentadas nas redes de recarga, modelos de negócio, políticas da eletromobilidade, mercado dos ônibus elétricos e muito mais. As inscrições seguem abertas até o fim do seminário por meio do link.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.