Canal VE

Aeroporto Santos Dumont inicia operação com ônibus elétricos

Oito veículos foram incluídos na frota do aeroporto. Foto: Divulgação/MPor

Após uma modernização da infraestrutura, o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, inicia agora uma operação de ônibus elétricos, destinados ao transporte de passageiros entre o terminal e as aeronaves.

Foram entregues oito ônibus elétricos destinados ao transporte de passageiros entre o terminal e as aeronaves. Quatro veículos possuem três eixos e capacidade para até 83 passageiros, sendo os maiores em operação em aeroportos no Brasil. Os outros quatro ônibus acomodam até 64 passageiros cada. Todos respeitam o limite de até quatro pessoas por metro quadrado e contam com espaços destinados à acomodação de bagagens de mão.

O investimento nos novos veículos voltado à melhoria da experiência do passageiro, foi feito por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), realizado com recursos próprios da Infraero e contempla também outras ampliações do local. No total, o investimento foi de R$ 42,19 milhões.

Os veículos entram em operação assistida por um período de 30 dias, com testes acompanhados pela montadora. A iniciativa integra as ações da Infraero voltadas à adoção de soluções sustentáveis e à redução de emissões no setor aeroportuário.

 

Concurso nacional

Antes do início da operação, os ônibus elétricos do Aeroporto Santos Dumont tiveram o design premiado no 56º Concurso de Comunicação e Pintura de Frotas, promovido pelas revistas Transporte Moderno e Technibus. 

A Infraero conquistou o segundo lugar na categoria Metropolitano de Passageiros. O design é assinado por Jorge Andrade Soluções Criativas. A premiação ocorreu no dia 25 de novembro, em São Paulo.

O Aeroporto Santos Dumont está entre os dez mais movimentados do País e registrou a passagem de 4,9 milhões de passageiros entre janeiro e outubro deste ano. As entregas integram o conjunto de ações do Governo Federal voltadas à ampliação da eficiência operacional e à melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários do sistema aeroportuário.

Ler o Anterior

Carro elétrico pode servir como power bank em meio a apagões

Ler o Próximo

IPVA 2026: saiba quais estados têm isenção para carros elétricos

Mais Popular