
Mercado de veículos eletrificados está em crescimento no Brasil. Foto: Envato/Elements.
As vendas de veículos eletrificados no primeiro mês de 2025 fecharam com 12.556 emplacamentos, segundo a nova metodologia de classificação dos veículos aprimorada pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que não contabiliza mais os micro-híbridos (MHEV, Mild Hybrid Electric Vehicles), veículos híbridos sem tração elétrica e com motorização abaixo de 60V. A lista, portanto, contabiliza as vendas de modelos BEV, PHEV, HEV e HEV Flex.
Segundo a ABVE Data, divisão da entidade que reúne as estatísticas dos veículos, o novo critério de classificação adotado a partir de 2025 visa solucionar qualquer dúvida acerca de possíveis distorções dos dados sobre o crescimento dos veículos eletrificados no Brasil, após a chegada de modelos MHEV de 12V, em que a eletrificação não é relevante para movimentar o carro.
“Fizemos essa atualização nos critérios da ABVE Data para deixar mais claro ao consumidor e ao mercado em geral quais veículos podem efetivamente ser considerados eletrificados e quais não”, disse Ricardo Bastos, presidente da ABVE.
“Consideramos ser importante aprimorar a metodologia de classificação dos eletrificados para dar uma informação mais fiel à realidade da eletromobilidade no Brasil, no interesse tanto do consumidor, quanto do mercado, governos e da sociedade em geral”.
De acordo com a entidade, os MHEV de 12V a 48V representavam uma pequena quantidade do mercado, pouco expressiva até então. Porém, o lançamento, em outubro de 2024, dos modelos Fiat Pulse e Fiat Fastback, ambos micro-híbridos de 12V, podem atrapalhar o acompanhamento da evolução da eletromobilidade no Brasil. Com boas vendas, os veículos poderiam, de acordo com o presidente da ABVE, “substituir similares a combustão, ainda que, a rigor, não possam ser considerados veículos eletrificados”, já que não contam com tração elétrica, e sim apenas uma ajuda no sistema elétrico.
“Tornou-se imperioso separar quais veículos contribuem efetivamente com a eletromobilidade e quais não contribuem tanto. A mudança foi precedida de uma análise atenta da literatura internacional e das normas nacionais aplicáveis”, falou Bastos.

Nova classificação
A partir de janeiro de 2025, a ABVE Data passou a considerar veículos eletrificados aqueles com motorização elétrica acima de 60V, com tração elétrica independente, ou seja, que são capazes de se movimentar somente com o motor elétrico, mesmo que em pequenos trajetos, mas que contribuam significativamente para a redução das emissões de gases tóxicos na atmosfera quando comparados a um similar a combustão.
Dentre os 12.556 eletrificados vendidos em janeiro, os elétricos plug-in (BEV e PHEV) representaram 83% do total (10.401), sendo 6.701 unidades de PHEV e 3.700 unidades de BEV. Os híbridos HEV e HEV FLEX totalizaram 17% (2.155).
A região Sudeste permanece na liderança de emplacamentos, com participação de 47% nas vendas de eletrificados em janeiro de 2025 (5.898), seguida do Nordeste, com 18% (2.235) e Sul, com 17% (2.129). O Centro-Oeste ocupa a quarta posição, com 14% (1.768), seguido pela região Norte, com 4% (529).


Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.