Canal VE

29 de abril de 2025

ABVE e Bombeiros farão debate sobre segurança em edificações

Pontos de recarga para veículos elétricos

Demanda por infraestrutura de recargas está em crescente no Brasil Foto: Envato/Elements

A ABVE (Associação Brasileira dos Veículos Elétricos) realizará no dia 6 de junho, junto ao

Conselho Nacional dos Bombeiros do Brasil (Ligabom), um workshop para debater a eletromobilidade e a segurança em edificações. A ideia é enriquecer as discussões acerca de todos os aspectos relacionados à prevenção e ao combate a incêndio de veículos estacionados em garagens de prédios comerciais e residenciais no Brasil e no mundo, com o objetivo de promover normas nacionais. 

O evento acontecerá no Teatro Celso Furtado, no Distrito Anhembi, em São Paulo, das 8h às 17h30, e a programação completa, com os nomes dos palestrantes confirmados, será divulgada nos próximos dias. 

A entrada para participação do evento será gratuita, com a organização pedindo apenas  uma doação de qualquer natureza ou valor para entidades sociais credenciadas que serão anunciadas nos próximos dias.

 

Eletromobilidade e segurança

Com os recentes debates sobre a segurança dos veículos elétricos e as instalações de carregadores em edifícios, a ABVE, juntamente com a Ligabom, Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo (Fundabom) e o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), promoverão debates e explicações sobre o assunto

O workshop tem como grande objetivo compartilhar conhecimentos essenciais sobre estratégias de prevenção e combate a incêndios em veículos eletrificados e convencionais, tanto no Brasil quanto em outros países. 

Aberto a uma ampla variedade de profissionais, o encontro contará com a participação de bombeiros, síndicos, engenheiros, construtores, administradores de condomínios, especialistas em segurança predial, tanto do Brasil, quando do exterior, como da Alemanha, China e Estados Unidos, além de empresas de carregadores de veículos elétricos, proprietários e fabricantes de veículos, tanto eletrificados quanto convencionais, e qualquer pessoa interessada no tema.

Para se inscrever, basta entrar no site da Sympla, e adquirir sua entrada, que pode ser realizada até o dia 6 de junho, data do evento.

EVENTO ABVE E BOMBEIROS
Evento com ABVE, em parceria com o corpo de bombeiros acontecerá no dia 06 de junho. Foto: Divulgação/ABVE

Norma brasileira está próxima

Iniciativas como a do workshop se desdobraram a partir da Consulta Pública sobre o tema, lançada no dia 5 de abril de 2024 pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. O objetivo foi subsidiar uma futura norma a ser emitida pelo CBPMESP.

A Consulta Pública abriu um grande debate nacional sobre eletromobilidade e segurança em edificações, com intensa contribuição técnica de dezenas de entidades e especialistas e amplo diálogo entre as entidades diretamente interessadas e as autoridades dos Corpos de Bombeiros de São Paulo e outros Estados.

A amplitude do debate levou a Ligabom – que congrega os comandantes dos Corpos de Bombeiros de todos os Estados – a criar um comitê especial para elaborar, com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, um conjunto de normas de validade nacional. A previsão é que essas normas sejam divulgadas logo após o dia 6 de junho.

 

Testes controlados de incêndios

Segundo a ABVE, o workshop será o evento final de uma série de iniciativas dedicada ao tema. Uma das ações é um conjunto de testes controlados de incêndio de veículos elétricos e convencionais que deverão ocorrer alguns dias antes.

O evento será uma oportunidade para um debate sobre os resultados desses testes, expondo experiências adquiridas de forma inovadora e agregando um conhecimento ímpar a todos os que estiverem presentes, um fato inédito em todo o país.

Ainda de acordo com a ABVE, testes de incêndio serão realizados numa estrutura fechada de alvenaria (simulando uma garagem predial) que está sendo erguida por entidades parceiras numa área pública no interior de São Paulo.

As instalações, que estão sendo construídas por meio de parceria público-privada (PPP), farão parte de um futuro laboratório de testes de incêndio em tamanho real, que poderá simular várias situações com diferentes sistemas de segurança.

Este laboratório permitirá aos bombeiros de todos os Estados acompanhar testes de incêndios de forma controlada, preparando-os para melhor proteger a sociedade, com novos conhecimentos científicos, novas técnicas de combate e integração com profissionais nas áreas de engenharia e arquitetura, proporcionando um ecossistema virtuoso na cultura de segurança de todo o país.

Ler o Anterior

GWM revela mudanças sutis na linha 2026 do Ora 03 no Brasil

Ler o Próximo

São Paulo FC instala 16 estações de recarga no Morumbis e CTs

Mais Popular