Medida busca qualificar os profissionais nos reparos de carros elétricos e híbridos. Foto: Divulgação/Freepik
O Brasil estabeleceu uma norma para a reparação de carros elétricos e híbridos. A medida, produzida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), define conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para intervenções em sistemas de alta tensão, baterias avançadas, motores elétricos, componentes eletrônicos de potência e protocolos de segurança.
Assim, o segmento de veículos eletrificados passa a contar, de forma inédita, com uma regra para reparadores que buscam atuar na área, que estabelece os requisitos e competências necessários para a tecnologia automotiva eletrificada. A medida surge em meio ao avanço da eletromobilidade em solo nacional.
A ABNT PR (Prática Recomendada) 1025 – Veículos rodoviários – Veículo Propelido a Eletricidade – Competências de Pessoal, busca qualificar ainda mais os profissionais desse mercado. A nova Prática Recomendada foi lançada durante a COP30, realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.
Validação do Instituto de Qualidade Automotiva
De acordo com o Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), a ABNT PR 1025 é um marco na profissionalização do setor, pois aumenta o nível de preparação técnica exigida e a segurança nas operações de reparação.
Ainda segundo o IQA, o documento também contribui para a padronização dos serviços e processos de pós-venda, acompanhando a rápida expansão da frota eletrificada no país.
“A eletrificação demanda um novo perfil de competência profissional, e a ABNT PR 1025 traduz essa necessidade em requisitos claros e aplicáveis. Como coordenador do grupo e participante da construção da PR, o IQA reforça seu compromisso em apoiar a formação e certificação alinhadas às exigências da qualidade e segurança das operações no setor automotivo”, afirma o gerente de Expansão e Inovação do IQA, Sergio Fabiano.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.