
O modelo da Volkswagen irá competir com outros elétricos de entrada. Foto: Divulgação/Volkswagen
A Volkswagen anunciou um novo modelo de veículo elétrico de entrada para concorrer com as marcas chinesas. O carro será produzido do zero em apenas 36 meses, tempo recorde comparado com os 50 meses de média dos modelos da montadora alemã. Para isso, promete utilizar técnicas de inteligência artificial (IA) no processo.
A ideia é competir com os modelos elétricos de baixo custo recém-lançados no mercado, como o Renault Twingo, o Citroën e-C3 e o elétrico mais vendido do Brasil, o BYD Dolphin Mini. O modelo ainda não teve o nome decidido, mas recebeu o codinome de VW ID.1. A promessa é que chegará ao mercado em 2027.
O modelo está programado para ser um hatchback compacto com tração dianteira, com 3,88 m de comprimento, carroceria de 5 portas e 305 L de porta-malas. Segundo a montadora, o carro será equipado com um motor 100% elétrico de 95 cv de potência e baterias LFP (lítio-ferro-fosfato). Embora não tenha confirmado a capacidade da bateria, a VW estima uma autonomia de cerca de 250 km no ciclo WLTP.
Uso de inteligência artificial
Com o desafio de acelerar o processo de produção para diminuir a vantagem das startups chinesas no setor, a Volkswagen vai aderir ferramentas digitais e o uso intenso de inteligência artificial desde o início da produção. Além disso, o projeto liderado por Thomas Kamla terá simulações virtuais que substituirão parte dos testes físicos, revisão dos métodos decisórios e desenvolvimentos executados em paralelo.
O modelo ainda contará com a participação da marca Rivian em sua produção, modernizando o visual e a base tecnológica do veículo. A meta é acompanhar os concorrentes que nasceram em um ambiente nativamente digital.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência em escrita e criação de conteúdos para site. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.