
O novo eletroposto da Lactec conta com 6 carregadores. Foto: Divulgação/Lactec
A Lactec inaugurou, nesta semana, um novo eletroposto na cidade de Curitiba (PR), com capacidade para atender até 11 veículos simultaneamente. Localizado na Linha Verde (BR-116), próximo ao bairro Jardim Botânico, o ponto de recarga estará disponível para moradores da região, motoristas de aplicativo e frotas corporativas e demais usuários.
A nova estação conta com seis carregadores, sendo três de carga rápida e três de carga lenta, e inclui um equipamento de 100 kW desenvolvido pelo próprio centro de pesquisa tecnologia e inovação, que é referência em soluções para empresas, indústrias e concessionárias de energia. Os preços praticados estão abaixo da média cobrada na capital paranaense: R$ 1,85 por kWh na recarga lenta e R$ 2,75 por kWh na recarga rápida.
Operação digital
Além de atender veículos elétricos com diferentes conectores (CCS2, CHAdeMO e Tipo 2), o eletroposto funciona com energia vinda de painéis fotovoltaicos instalados no local, complementada pela rede da Copel. A operação é totalmente digital, utilizando um aplicativo disponível para Android e iOS, com pagamento via cartão ou Pix.
O pesquisador do Lactec, Alexandre Albarello Costa, um dos responsáveis pelo projeto, destaca que a estação foi pensada para crescer com a demanda. “As estações de recarga estão evoluindo para tempos de recarga cada vez menores, o que também depende dos avanços na tecnologia das baterias dos veículos. Outro diferencial do nosso ponto de recarga é a compatibilidade com diversos modelos, incluindo motos e vans, desde que possuam conectores CCS2, CHAdeMO ou Tipo 2.”

Expansão da mobilidade elétrica
A inauguração ocorre em um momento de expansão do setor. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil ultrapassou a marca de 200 mil veículos elétricos em circulação em 2025. Curitiba ocupa o 4º lugar no ranking nacional, com 6.785 unidades plugáveis e 388 eletropostos já instalados, entre recarga lenta e rápida.
O presidente do Lactec, Maximiliano Andrés Orfali, avalia que o crescimento do setor é um reflexo da busca por soluções sustentáveis e eficientes. “A participação dos veículos elétricos na frota brasileira está em constante expansão. É um caminho sem volta, impulsionado pela facilidade de uso e pela agenda ambiental”, afirmou.
O eletroposto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, dentro do Centro Politécnico da UFPR, e também oferece estrutura com banheiros e área de convivência aos usuários.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.