
Volkswagen Caminhões e Ônibus roda e-Volksbus em clientes de São Paulo. Foto: Divulgação/Volkswagen
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu início à fase final de testes do e-Volksbus 22L, seu primeiro modelo elétrico para o transporte de passageiros, em São Paulo. Quatro unidades do veículo serão sendo testadas em operações nas ruas da capital paulista nos próximos meses, em parceria com as empresas operadoras.
A ação busca aprovar o desempenho do modelo, além de consolidar a estratégia de pós-vendas e preparar o mercado para esse novo tipo de tecnologia.
“Não oferecemos apenas um veículo e sim uma solução completa de transporte, que vai desde a consultoria da infraestrutura de recarga ao pós-vendas, cuja excelência é nossa marca registrada. Nosso e-Volksbus chega para estabelecer uma nova referência de atendimento no mercado”, sinaliza Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Novo e-Volksbus 22L
O desenvolvimento do e-Volksbus 22L foi impulsionado pela experiência acumulada com o e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico totalmente desenvolvido e produzido na América Latina, modelo que fez com que a Volkswagen encerrasse o ano de 2024 como líder de vendas no segmento.
A engenharia da marca aplicou uma +, projetada no Brasil, para facilitar a adaptação às diferentes plataformas de trens e ônibus Volkswagen, garantindo agilidade no processo de produção e atendimento às demandas do setor.
A primeira unidade do ônibus elétrico já está em operação pela empresa Transpass, e as demais serão entregues em breve. Durante essa fase, técnicos da montadora acompanharão as operações diretamente com os clientes, oferecendo treinamentos e orientações sobre manutenção, com foco em garantir o melhor desempenho do veículo.
A rede de atendimento também está sendo preparada para atuar com os novos modelos, com estoques de peças e estrutura técnica voltada à alta disponibilidade dos veículos em circulação.
“Somos reconhecidos pelos clientes por nosso alto padrão de atendimento de pós-vendas e vamos fornecer a mesma excelência no que se refere ao nosso e-Volksbus, assim como fizemos com o e-Delivery. Nossos veículos sempre oferecerão a melhor solução de transporte, sempre apoiados pela rede de concessionárias numa expansão espalhada por todo o país”, diz Alouche.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.