Canal VE

26 de abril de 2025

JBS aumenta frota de caminhões elétricos de logística no Brasil

CAMINHÃO JBS

JBS aumentou em sete vezes o número de veículos elétricos em sua logística. Foto: Divulgação/JBS

A JBS chegou a 281 veículos em sua frota 100% elétrica. Nos últimos três anos, a empresa de alimentos multiplicou por sete o número de veículos em circulação em suas operações logísticas, evitando a emissão direta de mais de 5,2 mil toneladas de CO2 no período.

Um dos objetivos da marca no recente acréscimo de veículos à frota é expandir as operações de last mile para outros centros urbanos, fora de capitais. Um exemplo é a Região Metropolitana de Campinas (SP), uma das mais populosas do Interior de São Paulo. Agora, a empresa conta com 14 caminhões elétricos, sendo 10 na própria cidade, e quatro nas cidades vizinhas Indaiatuba e Amparo.

A JBS atua em parceria com a No Carbon, empresa locadora de veículos comerciais 100% elétricos, especializada na descarbonização de frotas logísticas. Os modelos utilizados são JAC iEV1200T, com PBT de 8,5 toneladas e capacidade de carga líquida de 4,98 toneladas.

“Investir em soluções sustentáveis alia compromisso ambiental e eficiência, contribuindo para a redução de impactos e a otimização das operações”, afirma Armando Volpe, diretor comercial da No Carbon na JBS.

“Além de minimizar a emissão de CO2, os caminhões elétricos da frota No Carbon representam uma redução significativa nos custos operacionais e de manutenção em comparação aos modelos a diesel. É uma solução vantajosa para a JBS, para nossos parceiros e para o meio ambiente”, completou.

 

Processo de descarbonização

Os caminhões elétricos oferecem grande eficiência operacional, aproveitando até 90% da energia disponível, em comparação com os 30% de um modelo a diesel, o que reduz significativamente o custo de abastecimento por quilômetro rodado. 

Além disso, com menos componentes a serem substituídos, como filtros de ar, óleo e combustível, as manutenções preventivas e corretivas são mais rápidas, menos frequentes e até sete vezes mais baratas. 

Os caminhões elétricos fornecidos pela No Carbon, com capacidade de até 3 toneladas, são equipados com baús frigoríficos que mantêm os produtos resfriados sem consumir a energia do próprio veículo, sendo ideais para operações urbanas com autonomia de até 150 km.

Ler o Anterior

Karg instala hub de recarga no Mooca Plaza Shopping, em SP

Ler o Próximo

BorgWarner planeja produção de baterias LFP no Brasil em breve

Mais Popular