
Bikes elétricas ganham espaço no mercado. Foto: Divulgação/Oggi Bikes.
A produção de bicicletas elétricas no Polo Industrial de Manaus (PIM) teve um crescimento de 87,5% no primeiro trimestre de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a março, foram produzidas 6.832 unidades das chamadas e-bikes, o que representa 8,2% da produção no PIM, que no primeiro trimestre atingiu a marca de 83.185 unidades.
Vale destacar que no primeiro trimestre de 2024, a produção de bikes elétricas representava 4,2% do total produzido no PIM, o que evidencia o avanço deste segmento. “Esses números comprovam o grande potencial de crescimento deste tipo de produto”, afirma Fernando Rocha, vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).
Com 46.114 unidades fabricadas e 55,4% da produção, a Mountain Bike (MTB) foi a categoria mais produzida no primeiro trimestre. A Urbana/Lazer ficou em segundo lugar (15.007 unidades e 18% do volume total produzido), seguida pela Infantojuvenil (12.518 unidades e 15%).
Idosos adotam bikes elétricas
O aumento na produção reflete o aumento da demanda das bikes elétricas no Brasil. O veículo leve com reforço da tecnologia tem ganhado espaço entre um público seleto: o de pessoas da terceira idade.
Além de proporcionar uma alternativa de mobilidade sustentável para os deslocamentos diários, as bikes também se transformaram em uma opção prática, oferecendo ganhos significativos para a saúde e qualidade de vida, contribuindo para um envelhecimento mais ativo e autônomo.
Equipadas com o sistema de “pedal assistido”, o condutor pode escolher se aplicará o próprio esforço para as pedaladas, ou se terá auxílio do sistema durante as locomoções pelas ruas.
“As e-bikes possibilitam que idosos tenham mais independência em seus deslocamentos, sem o esforço excessivo das bicicletas tradicionais. Isso contribui diretamente para a qualidade de vida, incentivando a prática esportiva e um estilo de vida mais saudável”, afirma David Peterle, CEO da Oggi Bikes.
“A bicicleta elétrica vira um facilitador na vida dessas pessoas. Não é apenas um meio de transporte, mas uma ferramenta para manter a vitalidade e a disposição no dia a dia”, conclui.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência em escrita e criação de conteúdos para site. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.