
O PU500 é um sistema de fornecimento de energia móvel voltado para aplicações que exigem alta demanda elétrica temporária. Foto: Divulgação/Volvo
A Volvo Energy anunciou o lançamento do PU500 BESS, um sistema de fornecimento de energia móvel voltado para aplicações que exigem alta demanda elétrica temporária, como canteiros de obras remotos, grandes eventos e depósitos logísticos com infraestrutura limitada. O equipamento será disponibilizado primeiramente na Europa e não tem previsão para chegar ao Brasil.
O equipamento se destaca pela versatilidade e potência, oferecendo baterias de 450 kWh a 540 kWh e um carregador rápido integrado de 240 kW, capaz de abastecer caminhões elétricos pesados em cerca de 1,5 hora ou até 20 carros elétricos com uma única carga.
Flexibilidade e potência para locais remotos
Instalado em um contêiner e pesando aproximadamente 7,5 toneladas, o PU500 foi projetado para atuar como um “buffer de energia”, garantindo fornecimento constante mesmo em locais com rede elétrica fraca ou intermitente. Graças à sua funcionalidade de aumento de potência, o sistema pode ser carregado lentamente e fornecer energia rapidamente sempre que necessário.
Além do carregamento rápido em corrente contínua, o equipamento também oferece a opção de carregamento em corrente alternada trifásica de até 44 kW. Compatível com o padrão CCS2, atendendo a diferentes tipos de veículos e maquinários elétricos, ampliando suas aplicações para diversos setores industriais.
A Volvo Energy ainda planeja integrar serviços digitais ao sistema, permitindo monitoramento e controle remoto por parte dos usuários.
“Seja para locais remotos, frotas de veículos elétricos ou projetos de construção, o PU500 garante que você tenha a energia necessária, quando precisar”, destaca Elisabeth Larsson, gerente de vendas e serviços da Volvo Energy.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.