Canal VE

3 de abril de 2025

Novo Renault 5 Turbo 3E tem primeiras imagens divulgadas

Renault 5 Turbo 3E

A nova versão é uma reinterpretação moderna e elétrica dos modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2, lançados nos anos 80. Foto: Divulgação/Renault

A Renault divulgou as primeiras imagens e informações sobre o novo Renault 5 Turbo 3E. A nova versão é uma reinterpretação moderna e elétrica dos modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2, lançados nos anos 80. Seu valor ainda não foi divulgado oficialmente.

Equipado com tecnologias inéditas, o novo modelo reivindica uma nova categoria de veículos: os mini-supercarros. Assim como os “grandes”, ele conta com uma ficha técnica impressionante, com 540 cv de potência, sendo ao mesmo tempo personalizável de acordo com o desejo do cliente.

Ele apresenta uma relação mínima entre comprimento/largura de 2,01, o que o coloca na liga dos supercarros, mas em um formato compacto de ‘hot hatch’.

 

Ficha técnica

O Renault 5 Turbo 3E combina eletrificação e desempenho esportivo, trazendo uma motorização de alta potência e tecnologia avançada. Equipado com dois motores elétricos posicionados nas rodas traseiras, o modelo entrega 540 cv (400 kW) e 4.800 Nm de torque, garantindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 270 km/h em circuito.

O esportivo elétrico é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 70 kWh, oferecendo uma autonomia superior a 400 km no ciclo WLTP. A recarga pode ser feita de forma bidirecional (V2L e V2G) com carregador AC de 11 kW, levando oito horas para uma carga completa de 0 a 100%. Em carregadores rápidos DC de 350 kW, a carga de 15% a 80% pode ser realizada em apenas 15 minutos, garantindo mais praticidade e eficiência no uso diário.

renault 5 turbo 3e
A Renault aposta na eletrificação sem abrir mão do desempenho esportivo para produzir o Turbo 3E. Foto:Divulgação/Renault

Novos conceitos

A Renault aposta na eletrificação sem abrir mão do desempenho esportivo. Posicionado entre o compacto urbano Renault 5 E-Tech elétrico e o esportivo Alpine A290, o Renault 5 Turbo 3E é um mini-supercarro que tenta seguir a receita de sucesso dos anos 80, quando a marca lançou o Renault 5, Renault 5 Alpine e Renault 5 Turbo.

Para viabilizar o projeto, a Renault contou com o apoio de sua divisão Ampere, responsável pela arquitetura eletrônica e de softwares, e da Mobilize, que integrou tecnologias de recarga bidirecional, como V2L (Vehicle-to-Load) e V2G (Vehicle-to-Grid), além de serviços que otimizam a experiência dos clientes na mobilidade elétrica, como o Mobilize Smart Charge, Mobilize Charge Pass e Plug & Charge.

A engenharia do modelo também se destaca pelo uso de materiais avançados, incluindo uma superestrutura em fibra de carbono e rodas equipadas com motores elétricos individuais, reforçando a proposta de alta performance do Renault 5 Turbo 3E. O projeto faz parte do plano estratégico Renaulution, que visa acelerar a transformação da Renault para a mobilidade elétrica, mantendo a tradição esportiva da marca.

“Com a criação do Renault 5 Turbo 3E e da nova categoria dos ‘mini-supercarros’ elétricos, a Renault está demonstrando mais uma vez a paixão, o espírito de ousadia e inovação que sempre moveu a marca. Este modelo exuberante e superpotente promete entregar as melhores performances e sensações, em apenas 4 metros de comprimento – algo jamais visto no mercado. Com ele, a Renault continua a tornar a mobilidade elétrica cada dia mais desejável, aumentando sua capacidade de responder a todas as necessidades e desejos”, disse Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault.

Ler o Anterior

Nissan inicia testes de direção autônoma com IA avançada

Ler o Próximo

Como funciona recarga de 1 MW de potência da BYD? Entenda

Mais Popular