
Toyota bZ3X tem aprovação dos consumidores chineses. Foto: Divulgação/Toyota.
O Toyota bZ3X chamou a atenção em seu lançamento na China. Com preços a partir de 109.800 yuans (cerca de R$ 88,3 mil, na conversão direta), o veículo teve mais de 10 mil unidades reservadas na primeira hora de vendas, causando sobrecarga nos servidores do site de compras, de acordo com a imprensa chinesa.
O modelo vem equipado com tecnologias modernas de assistência à condução, incluindo a função de navegação no piloto automático sem a necessidade de mapas de alta resolução, apenas utilizando os sensores a bordo.
O bZ3X, desenvolvido em parceria entre a Toyota e a GAC, tem sete versões disponíveis, sendo cinco delas sem os sensores LiDAR — dispositios que usam laser para medir distâncias e mapear espaços em 3D. As versões mais completas, que contam com essa tecnologia, são vendidas a 149.800 e 159.800 yuans (R$ 120,8 mil a R$ 128,8 mil), mantendo o SUV competitivo na categoria.

Motorização e autonomia
Baseado na plataforma GAC Aion Architecture Electric Platform (AEP) 3.0, o bZ3X compartilha diversos componentes com o GAC Aion V, modelo que a GAC pretende levar para a Europa nos próximos anos.
O SUV elétrico traz um motor de 150 kW fornecido pela Guangzhou Nidec Auto Drive System, empresa subsidiária da japonesa Nidec, e utiliza uma bateria LFP de 50 kWh na versão de entrada 430 Air+, garantindo uma autonomia de 430 km pelo ciclo CLTC. As versões superiores podem alcançar 520 km e 620 km, conforme a nomenclatura das variantes. Em carregadores rápidos, a bateria vai de 30% a 80% em 24 minutos.
O bZ3X tem porte intermediário, com 4,60 metros de comprimento, 1,88 metro de largura e 1,65 metro de altura, e um entre-eixos de 2,77 metros. O peso total é de 1.690 kg, e as rodas podem ser de 18 ou 19 polegadas.
Posicionamento no mercado
O modelo chega ao mercado chinês de maneira mais agressiva que o Toyota bZ4X, com preços iniciando em 179.800 yuans (R$ 145 mil). A expectativa da montadora japonesa é mudar a percepção dos veículos elétricos da marca no país vizinho, oferecendo tecnologia de ponta a um preço competitivo.
A julgar pela aceitação inicial do público chinês, o bZ3X pode se tornar um dos principais modelos da Toyota na China, país que tem liderado a corrida pela transição energética da mobilidade. Mais que isso, pode enfrentar as marcas chinesas em mercados globais, em especial na Europa.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.