
O BYD Tang L será um dos veículos que terá a bova arquitetura de 1.000 V. Foto: Divulgação/BYD
A BYD planeja lançar uma nova arquitetura de 1.000 volts para alguns modelos, até o fim de março de 2025. Com essa nova tecnologia, a montadora chinesa garantirá recargas ultrarrápidas com uma taxa de 5C, permitindo que os veículos recuperem até 300 km de autonomia em apenas 5 minutos. Os veículos da BYD mais cotados para receber a nova arquitetura são o Han L e o Tang L.
O C-Rate (taxa C) determina a velocidade com que um sistema de armazenamento pode ser carregado e descarregado. A taxa 1C significa que o sistema de armazenamento pode ser totalmente carregado ou descarregado no espaço de uma hora. Um sistema de armazenamento classificado como 0.5C leva duas horas para carregar ou descarregar, enquanto um sistema classificado como 2C leva apenas meia hora. Assim, a taxa 5C significa que o sistema pode ser carregado ou descarregado completamente em 12 minutos, aproximadamente.
Alguns veículos elétricos chineses já estão sendo comercializados com baterias de tecnologia 5C, como o Li Mega, da Li Auto, e a versão mais recente do Zeekr 001, da Zeekr. Ambos utilizam baterias fornecidas pela CATL, projetadas para permitir uma recarga de até 500 km em apenas 12 minutos.
No entanto, a potência máxima de carregamento dessas baterias só deve ser mantida por um curto período, otimizando a eficiência sem comprometer a durabilidade do sistema.
God´s Eye
Outra grande novidade produzida pela BYD é o novo sistema ADAS, o God´s Eye, que será integrado nas novas versões do Dolphin e do Yuan Plus, também chamado de Atto 3 em outras regiões. A princípio, os carros serão vendidos apenas na China, mas devem ser exportados para outros países nos próximos meses.
Projetado para elevar a segurança e a automação em seus veículos elétricos, o sistema é dividido em três classificações, o God’s Eye C, B e A , cada uma voltada para diferentes categorias de veículos da montadora.
O God’s Eye C é a versão de entrada. Ele utiliza um conjunto de três câmeras posicionadas atrás do para-brisa, integradas ao sistema DiPilot 100, que possui uma capacidade de processamento de 100 TOPS. No total, o sistema inclui 12 câmeras, 5 radares de onda milimétrica e 12 sensores ultrassônicos, garantindo um campo de visão de 360° e detecção de objetos a até 300 metros de distância.
O God’s Eye B adiciona um sensor LiDAR para aprimorar a percepção do ambiente, tornando a direção autônoma mais precisa. O processamento é feito pelo DiPilot 300, com 300 TOPS de capacidade computacional, permitindo uma resposta mais ágil e segura aos obstáculos e ao tráfego.
Já o God’s Eye A representa o nível mais avançado do sistema. Ele conta com três sensores LiDAR, proporcionando um mapeamento tridimensional ainda mais preciso. Esse sistema opera com o DiPilot 600, atingindo 600 TOPS de capacidade de processamento, garantindo um nível superior de automação e segurança.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.