
Abastecer carro a combustão pode custar caro nesse Carnaval. Foto: Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil.
Quem decidir pegar a estrada com um carro a combustão pode ter de desembolsar R$ 357 para encher o tanque com gasolina. O cálculo, considerando um tanque de 55 litros, que é a capacidade média de veículos de passeio no Brasil, foi feito com base na análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustíveis. O litro da gasolina pode ser encontrado pelos motoristas, em média, a R$ 6,49, de acordo com a análise.
Já os condutores que optarem pelo etanol em relação à gasolina na hora de encher o tanque para o Carnaval, economizarão cerca de 30,5%, gastando por volta de R$ 248,05, com preço médio por litro de R$ 4,51.
Para motoristas de carros elétricos, a conta é bem mais favorável, uma vez que é possível “encher o tanque” com a energia oferecida em casa pela distribuidora da região. Levando em conta o valor do kWh a R$ 1,00 (o preço é variável de acordo com cada distribuidora de energia), carregar o carro elétrico é mais vantajoso. Carregar um BYD Dolphin, por exemplo, com bateria de 44,9 kWh, terá um custo de R$ 44,90. Já o Volvo EX30, com 51 kWh de capacidade, terá o custo de R$ 51,00. E o GWM Ora 03 GT, com bateria de 63 kWh de capacidade, gerará um custo de R$ 63,00.
Vale ressaltar a importância da instalação correta de um carregador veicular residencial, tipo wallbox, com técnico eletricista profissional, atendendo às normas de segurança brasileiras, para garantir as melhores práticas de carregamento.
Comparativo de viagem de 300 km
Para fazer um comparativo entre as vantagens econômicas de um carro elétrico em relação a um carro a combustão, vamos considerar um trecho de 300 km de distância, em trajeto plano.
Um veículo a gasolina, que tem consumo de 15 km/l na estrada, precisa de 20 litros de gasolina para percorrer o trajeto. O custo da viagem será de R$ 129,80 (20 litros x R$ 6,49).
Já o BYD Dolphin tem consumo de 0,42 MJ/km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro. Como 1 MJ é o equivalente a 0,27 kWh, o Dolphin tem o consumo de 0,1134 kWh/km, ou 11,34 kWh para cada 100 km. No trajeto de 300 km, portanto, o consumo será de 34,02 kWh, o equivalente a R$ 34,02, considerando a tarifa residencial de kWh a R$ 1. Assim, se a recarga for realizada na residência, a economia do carro elétrico será de 73,7% em relação à viagem no carro a gasolina.
Mesmo considerando a recarga fora de casa, em eletropostos, a vantagem econômica dos carros elétricos em relação aos carros a combustão é indiscutível. A depender do eletroposto, a tarifa cobrada pelo kWh varia de R$ 2,00 a R$ 2,90, em média, mas ainda é possível encontrar vantagens e benefícios provenientes de parcerias entre montadoras e empresas de recarga.

Energia solar
A conta pode ser ainda mais vantajosa se o proprietário possuir um sistema de geração de energia fotovoltaica em casa, no qual conseguirá produzir a própria energia elétrica a ser consumida. Nesses casos, o custo para carregar o carro é praticamente nulo.
O custo inicial do carro elétrico é maior que o do carro a combustão, mas o retorno do investimento pode surpreender. Quanto maior a quilometragem rodada diariamente, mais rápido o retorno chegará.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.