
Novo SUV EX90 da Volvo será comercializado por R$ 849 mil. Foto: Divulgação/Volvo
A Volvo iniciou as vendas do novo EX90 para todo o Brasil. O primeiro SUV de sete lugares e 100% elétrico da marca tem o preço estipulado em R$ 849.990. Ele se junta à família de modelos elétricos da marca disponíveis no Brasil, o EX30, EX40 e EC40.
O EX90 chega para ser um dos veículos mais tecnológicos, seguros e luxuosos já produzido pela Volvo, e conta com um sistema de compreensão do motorista, que ativa um escudo protetor e toma as contramedidas apropriadas, desde a redução da velocidade, incluindo a frenagem, até a parada completa, para ajudar a mantê-lo seguro quando necessário.
O recurso de segurança usa tecnologia de detecção em tempo real para entender se o motorista está cansado ou distraído e, assim, intervir e dar suporte, caso necessário. O EX90 conta com um sistema avançado de alerta ao motorista, que pode iniciar com um leve solavanco e, se necessário, emitir notificações mais intensas caso a resposta não ocorra.
Em situações extremas, como quando o condutor adormece ao volante, o veículo é capaz de frear automaticamente de forma segura e acionar as luzes de emergência para alertar os demais motoristas.

Informações técnicas
O novo SUV 100% elétrico da Volvo é equipado com dois motores elétricos que geram 517 cv de potência e 92,7 kgfm de torque. Segundo informações da montadora, o modelo tem aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, com velocidade máxima limitada a 180 km/h. A autonomia é de 459 km, segundo dados do Inmetro, e o veículo suporta recarga rápida DC, permitindo ser carregado de 10% a 80% em apenas 30 minutos.
O Volvo EX90 também possui grande porte e espaço interno. O veículo mede 5.037 mm de comprimento, 2.113 mm de largura e 1.744 mm de altura, garantindo uma presença robusta nas ruas.
Além disso, o porta-malas oferece uma capacidade entre 310 e 655 litros, proporcionando amplo espaço para bagagens e objetos.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.