Toyota fará parceria com a Hydrogen Refueling Solutions e a Engie para desenvolver sistemas de reabastecimento. Foto: Reprodução/Toyota
A Toyota vai investir na produção de novas estações para o sistema de reabastecimento de veículos movidos a hidrogênio (H2). A montadora japonesa assinou um acordo com a Hydrogen Refueling Solutions, empresa especializada em equipamentos para estações de reabastecimento de hidrogênio, e a Engie, que será chamado de projeto RHeaDHy (Refuelling Heavy Duty with very High flow Hydrogen), financiado pela União Europeia.
O principal objetivo desse financiamento é desenvolver estações de reabastecimento de hidrogênio de alto desempenho para veículos comerciais pesados. O projeto se concentra no desenvolvimento e teste de novos processos para reabastecer caminhões de hidrogênio de 700 bar com 100 kg de hidrogênio em dez minutos.
Um dos desafios na expansão do fornecimento de hidrogênio é a necessidade de bombas de reabastecimento que possam reabastecer veículos leves e pesados com célula de combustível em um curto espaço de tempo. A nova tecnologia de fluxo médio duplo oferece uma solução para isso usando um bico de abastecimento com uma taxa de fluxo mais alta.
Assim, veículos pesados podem ser reabastecidos em menos de dez minutos, enquanto os leves levam menos de cinco minutos, eliminando a necessidade de infraestruturas separadas.
Um caminhão de 40 toneladas pode atingir 600 km de autonomia com oito minutos de abastecimento, ou 900 km em doze minutos.
Além de reduzir o tempo de reabastecimento, a nova tecnologia também diminui os custos de instalação das estações de hidrogênio, tornando a infraestrutura mais viável para os postos de abastecimento.
Início dos testes
A Toyota está contribuindo para o projeto RHeaDHy com um banco de testes e um caminhão equipado com a tecnologia twin-mid-flow, que consiste no rápido reabastecimento e investimento menor das estações de hidrogênio.
Paralelamente, as empresas Hydrogen Refueling Solutions e Engie estão desenvolvendo estações de reabastecimento compatíveis. A fase de testes do sistema está programada para começar no quarto trimestre de 2025.
“Para contribuir com o crescimento dos ecossistemas de hidrogênio, a Toyota já está trabalhando com parceiros de negócios que estão inovando uma ampla gama de aplicações de emissão zero de carbono usando nossos sistemas avançados de células de combustível”, disse Thiebault Paquet, chefe de negócios de células de combustível da Toyota Motor Europe. “O desenvolvimento da tecnologia twin-mid-flow é o próximo passo em nosso esforço para estimular o crescimento dos ecossistemas de hidrogênio. Estamos animados com esta nova parceria”, afirmou.
“Esta parceria estratégica com a Toyota Motor Europe e a Engie marca um passo decisivo na inovação da infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio”, falou Hassen Rachedi, CEO e fundador da Hydrogen Refuelling Solutions. “Ao combinar nossa expertise, aceleraremos a implementação de estações de hidrogênio na Europa e no mundo, reduzindo os tempos de reabastecimento e tornando as estações mais acessíveis e econômicas. Juntos, estamos lançando as bases para um futuro no qual o hidrogênio desempenhará um papel central na descarbonização do transporte em todo o mundo.”
Resultados
Se os resultados forem positivos, o projeto pode acelerar a implementação das exigências do Regulamento de Infraestrutura de Combustíveis Alternativos da União Europeia (AFIR), que prevê a instalação de estações de hidrogênio a cada 200 km nas principais rotas da rede transeuropeia de transporte (TEN-T) até 2030.
Na Europa, a Toyota já comercializa o Mirai, seu modelo com célula de combustível, e colabora com a BMW no desenvolvimento de um veículo movido a hidrogênio previsto para 2028.
Embora não produza caminhões no continente, a montadora estabeleceu uma parceria com a fabricante holandesa VDL para integrar sua tecnologia de célula de combustível a veículos comerciais. O caminhão VDL, resultado dessa cooperação, deve ser utilizado nos testes do projeto RHeaDHy.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.