Vida útil de veículos elétricos se tornou similar a de veículos a combustão. Foto: Divulgação/Freepik
A vida útil dos veículos elétricos está se equiparando ou até mesmo superando a durabilidade dos modelos tradicionais movidos a gasolina e diesel, conforme revela um estudo detalhado de veículos do Reino Unido, publicado pela revista britânica “Nature Energy”.
A pesquisa, conduzida por uma equipe internacional, analisou aproximadamente 300 milhões de registros de testes do Ministério dos Transportes (MOT) do Reino Unido, analisando o período de 2005 a 2022.
Os resultados mostram que os veículos elétricos a bateria (BEVs) atingem uma vida útil média de 18,4 anos e podem percorrer até 124 mil milhas (199,5 mil km), próxima dos 18,7 anos dos veículos a gasolina e superior aos 16,8 anos dos modelos a diesel.
Primeiros testes
Embora os primeiros veículos elétricos apresentassem menor confiabilidade em comparação aos modelos com motores a combustão interna (ICE), as novas pesquisas revelam que os veículos elétricos a bateria (BEVs) mais recentes têm mostrado os avanços mais expressivos nesse aspecto. A probabilidade de falha dos VEs reduziu, em média, 12% a cada novo ano de produção, superando a melhoria de 6,7% observada em veículos a gasolina e de 1,9% em modelos a diesel.
“Nossas descobertas fornecem insights críticos sobre a vida útil e o impacto ambiental dos veículos elétricos”, disse Viet Nguyen-Tien, pesquisador da London School of Economics and Political Science.
“Não mais apenas uma opção de nicho, os BEVs são uma alternativa viável e sustentável aos veículos tradicionais”, afirmou.
Estudos finais
Pesquisadores da Universidade de Birmingham, Universidade da California e Universidade de Berna apontaram a Tesla como a marca com o melhor desempenho entre os VEs. Entre os veículos convencionais, a Audi destacou-se nos modelos a gasolina, enquanto a Skoda liderou na categoria a diesel.
“BEVs oferecem benefícios ambientais significativos, especialmente à medida que a Europa muda para uma mistura de energia mais renovável”, disse o professor Robert Elliott, da Universidade de Birmingham.
“Apesar das maiores emissões iniciais da produção, um veículo elétrico de longa duração pode rapidamente compensar sua pegada de carbono”, completou.
A pesquisa fornece informações valiosas tanto para consumidores que estão decidindo sobre a compra de veículos quanto para formuladores de políticas que desenvolvem regulamentações e incentivos. Além disso, os dados ajudam a orientar estratégias relacionadas à substituição de frotas e à reciclagem de veículos ao final de sua vida útil, acompanhando o crescimento da adoção de veículos elétricos. A pesquisa completa pode ser vista aqui.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.