GWM Brasil anuncia Fundo de Investimento para concessionárias da marca. Foto: Divulgação/GWM.
A GWM lançou o primeiro Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FDIC) de uma montadora no Brasil para a compra de veículos usados, com um aporte inicial de R$ 60 milhões para a rede de concessionárias da marca, que atualmente conta com 100 unidades no país.
O FDIC da GWM Brasil funcionará como um facilitador na negociação de seminovos durante a aquisição de um veículo zero km da marca.
A criação do FDIC estimula as concessionárias a valorizarem os carros usados dos clientes que entram na troca, o que representa um diferencial importante para quem deseja adquirir um GWM zero km.
Já para a concessionária, o fundo otimiza o fluxo de caixa, facilita o giro de estoque dos carros usados e dá maior tranquilidade financeira aos parceiros da GWM, marcando uma mudança significativa no mercado automotivo.
Como funciona o FDIC?
De acordo com a GWM, a operação promete ser simples: a concessionária recebe do comprador parte do pagamento em dinheiro e o restante com o veículo usado, criando um débito correspondente ao modelo que precisa ser quitado.
Para garantir o fluxo de caixa, o fundo financia a concessionária, proporcionando um prazo de até três meses para que a loja possa vender o carro usado com calma, sem precisar dispor de capital próprio e sem impactar sua receita.
Ainda segundo a empresa, o FDIC é estruturado pelo Banco Alfa e gerido pela startup Kanastra, e pode alcançar rapidamente até R$ 500 milhões. Ele estará disponível para todas as concessionárias da GWM no Brasil, oferecendo um crédito médio superior a R$ 2 milhões para cada um dos 28 grupos que gerenciam as atuais 100 concessionárias da GWM, equivalente a um valor médio de R$ 100 mil para cada loja.
“Este é um marco sem precedentes no setor automotivo brasileiro. Estamos introduzindo um modelo de fundo que até agora era inexistente para a negociação de carros seminovos, um passo inovador que destaca nosso compromisso em melhorar a experiência do cliente e ainda apoiar a nossa rede de concessionárias. Essa abordagem não só facilita a vida do cliente que quer vender seu usado para a concessionária como ainda oferece uma vantagem competitiva significativa para nossos parceiros”, destaca Fernando Bianchi, gerente de desenvolvimento da rede de concessionárias da GWM.
“Estamos muito felizes com essa parceria. É uma tese nova e com uma estrutura inovadora que adiciona produtos financeiros na cadeia produtiva da GWM. Esta ação revolucionária otimiza a utilização de capital e gera valor para todas as partes envolvidas: montadora, concessionárias e investidor”, disse Manuel Netto, co-fundador da Kanastra, startup de backoffice tecnológico para fundos.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.