Novas Porsche se juntam ao time de elétricos e híbridos comercializados pela Porsche. Foto: Divulgação/ Porsche AG
A Porsche iniciou a pré-venda, no Brasil, dos modelos Panamera Turbo E-Hybrid e Panamera Turbo S E-Hybrid. As duas novas versões de um dos modelos mais bem sucedidos da montadora alemã serão vendidas por R$ 1.366.000,00 (Panamera Turbo E-Hybrid) e R$ 1.573.000,00 (Panamera Turbo S E-Hybrid).
Os novos modelos da montadora apresentam design reformulado, com uma melhor aerodinâmica, suspensões melhoradas, interior renovado, nível substancial de novos equipamentos e um novo pacote de conectividade.
Novos modelos e tecnologias
O Panamera Turbo E-Hybrid é impulsionado por um motor V8 turbo de 4 litros, e um motor elétrico de 140 kW (190 cv), desenvolvido para oferecer um desempenho superior. Juntos, esses motores entregam uma potência combinada de 500 kW (680 cv) e um torque impressionante de 930 Nm.
O motor elétrico está integrado ao corpo da transmissão PDK de dupla embreagem, com 8 marchas, que também foi totalmente reformulada. Com essa configuração, o Panamera Turbo E-Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 315 km/h.
Já o Panamera Turbo S E-Hybrid é o modelo mais potente da linha, tornando-se o Panamera de produção em série mais forte já fabricado. Seu motor V8 biturbo oferece 441 kW (599 cv), enquanto o motor elétrico, integrado à carcaça e ao sistema de refrigeração da transmissão PDK, soma 140 kW (190 cv).
Em comparação com seu antecessor, a potência do sistema aumentou em 75 kW (102 cv), alcançando agora 575 kW (782 cv), enquanto o torque subiu para 1.000 Nm, com um incremento de 150 Nm.
O Panamera Turbo S E-Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos e alcança uma velocidade máxima de 325 km/h, o que significa um ganho de 25 km/h e uma aceleração 0,5 segundo mais rápida em relação à versão anterior.
Nova suspensão
Os novos Panamera vêm equipados com suspensão a ar de dois estágios e Porsche Active Suspension Management (PASM) como padrão. A tecnologia de dois estágios separa as fases de distensão e compressão do amortecedor, oferecendo um equilíbrio perfeito entre conforto e esportividade. O sistema absorve impactos e irregularidades da estrada, mantendo a estabilidade da carroceria em condições dinâmicas. O manuseio é ainda mais aprimorado pelo eixo traseiro esterçante.
O sistema Porsche Active Ride, disponível como opcional no Turbo E-Hybrid e de série no Turbo S E-Hybrid, redefine os parâmetros de suspensão, oferecendo um equilíbrio sem precedentes entre conforto e desempenho. Ele conta com amortecedores ativos de dois estágios, conectados a uma bomba hidráulica eletricamente operada, alimentada pelo sistema híbrido de 400V. Isso permite uma resposta rápida e precisa, neutralizando impactos e garantindo uma conexão firme com a estrada.
O chassi mantém a carroceria do Panamera estável durante frenagens, curvas e acelerações, absorvendo irregularidades e distribuindo as forças de maneira equilibrada. No modo esportivo, a suspensão ativa ajusta-se para reduzir a rolagem e mergulho. Quando estacionado, o sistema eleva a carroceria para facilitar a entrada e saída.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.