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24 de dezembro de 2024

Honda e Nissan anunciam de forma oficial plano de fusão em 2025

Diretores de Nissan e Honda

Diretores de Nissan e Honda assinaram memorando de entendimento para realizar a fusão das empresas. Foto: Divulgação/Reuters

A Honda e a Nissan anunciaram oficialmente os planos para realizar uma fusão em 2025. As montadoras japonesas assinaram um memorando de entendimento (MOU) para manter negociações sobre uma “integração de negócios”, por meio do estabelecimento de uma holding conjunta, além de confirmarem que a Mitsubishi se juntará às negociações de fusão no início de 2025.  

Um comitê preparatório recém-criado explorará todas as possibilidades de melhorias e desenvolvimento tecnológico. No entanto, ambas as empresas já concordam que poderiam formar “uma empresa de mobilidade de classe mundial com receita de vendas superior a 30 trilhões de ienes e lucro operacional de mais de 3 trilhões de ienes“. Isso é o equivalente a cerca de 180 bilhões de euros em vendas e 18 bilhões de euros em lucro.

O principal objetivo das montadoras japonesas é ocupar uma posição melhor para competir no país e no exterior com a rival local Toyota, além da norte-americana Tesla e da chinesa BYD, três das maiores potências mundiais no ramo de veículos elétricos e híbridos.

“Hoje marca um momento crucial à medida que iniciamos as discussões sobre a integração de negócios que tem o potencial de moldar nosso futuro. Se realizado, acredito que, unindo os pontos fortes de ambas as empresas, podemos oferecer valor incomparável aos clientes em todo o mundo que apreciam nossas respectivas marcas. Juntos, podemos criar uma maneira única para que eles aproveitem os carros de uma forma que nenhuma das empresas conseguiria sozinha”, falou Makoto Uchida, diretor, presidente e CEO da Nissan.

“A criação de um novo valor de mobilidade reunindo os recursos, incluindo conhecimento, talentos e tecnologias que a Honda e a Nissan vêm desenvolvendo ao longo dos anos é essencial para superar as desafiadoras mudanças que a indústria automobilística está enfrentando. A Honda e a Nissan são duas empresas com pontos fortes distintos. Ainda estamos no estágio de iniciar nossa revisão e ainda não decidimos sobre uma integração de negócios, mas para encontrar uma direção para a possibilidade de integração de negócios até o final de janeiro de 2025, nos esforçamos para ser uma empresa única e líder na criação de um novo valor de mobilidade por meio de uma reação que só pode ser conduzida por meio da síntese das duas equipes”, completou Toshihiro Mibe, diretor da Honda.

Presidentes de Nissan, Honda e Mitsubishi
Presidentes de Nissan, Honda e Mitsubishi no anuncio da parceria entre as empresas. Foto: Divulgação/Nissan

Posicionamento da Renault

Após o anúncio oficial da Nissan, a Renault, principal acionista da montadora japonesa, se pronunciou sobre o acordo. Confira a nota na íntegra:
“O Renault Group tem conhecimento dos anúncios feitos hoje pela Nissan e pela Honda, que ainda estão em estágio inicial. Como principal acionista da Nissan, o Renault Group considerará todas as opções com base no melhor interesse do Grupo e de seus stakeholders. O Renault Group continua a executar sua estratégia e a lançar projetos que criam valor para o Grupo, incluindo projetos já lançados dentro da Aliança.”

Parceria antiga

Em agosto de 2024, a Honda e a Nissan anunciaram uma parceria na área de pesquisa e desenvolvimento de software para veículos elétricos.

O acordo entre as empresas foi assinado com base no memorando de entendimento (MOU), realizado em 15 de março de 2024, sobre discussões em torno de parceria estratégica para a era da inteligência, eletrificação e desenvolvimento. As empresas acreditam que o campo do software, incluindo direção autônoma, conectividade e a inteligência artificial (IA) determinarão o valor dos veículos no futuro.

Ambas as montadoras japonesas acreditam que a inovação tecnológica será mais rápida no setor de software, no qual as duas empresas poderão combinar facilmente seus recursos, como conhecimento técnico e habilidades das pessoas.

À época, a Mitsubishi já havia sinalizado o desejo de entrar na parceria, mas acabou ficando de fora do acordo, na ocasião.

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