Canal VE

2 de janeiro de 2025

Honda e Nissan negociam para realizar possível fusão em 2025

honda e nissan

Honda e Nissan negociam fusão para 2025. Foto: Divulgação/Honda

A Honda e a Nissan negociam para assinar um memorando de entendimento para uma possível fusão entre as empresas, em 2025. O principal objetivo das empresas japonesas é ocupar

uma posição melhor para competir no país e no exterior com a rival local Toyota, além da norte-americana Tesla e da chinesa BYD, três das maiores potências mundiais no ramo de veículos elétricos e híbridos.

Dentro do planejamento das marcas, também está o de, futuramente, expandir a parceria e agregar a Mitsubishi Motors, já que a Toyota adquiriu, recentemente, ações da Subaru, Suzuki Motor e Mazda, criando um grupo forte de marcas.

Mesmo sem ainda ter anunciado oficialmente a parceria, ambas emitiram declarações reiterando seus compromissos anteriores de cooperação.

“Nós informaremos nossos stakeholders sobre qualquer atualização no momento apropriado”, afirmou a Honda.

 

Parceria antiga

Em agosto de 2024, a Honda e a Nissan anunciaram uma parceria na área de pesquisa e desenvolvimento de software para veículos elétricos.

O acordo entre as empresas foi assinado com base no memorando de entendimento (MOU), realizado em 15 de março de 2024, sobre discussões em torno de parceria estratégica para a era da inteligência, eletrificação e desenvolvimento. As empresas acreditam que o campo do software, incluindo direção autônoma, conectividade e a inteligência artificial (IA) determinarão o valor dos veículos no futuro.

Ambas as montadoras japonesas acreditam que a inovação tecnológica será mais rápida no setor de software, no qual as duas empresas poderão combinar facilmente seus recursos, como conhecimento técnico e habilidades das pessoas.

À época, a Mitsubishi já havia sinalizado o desejo de entrar na parceria, mas acabou ficando de fora do acordo, na ocasião.

Ler o Anterior

Volvo fecha 2024 com 63 eletropostos em rodovias no Brasil

Ler o Próximo

Honda e Nissan anunciam de forma oficial plano de fusão em 2025

Mais Popular